Educação

PESQUISA

Escola São Vicente de Paula faz exposição de trabalhos científicos

Foram apresentados 19 projetos

Publicado em: 19/11/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola São Vicente de Paula faz exposição de trabalhos científicos

Iniciativa demonstrou que os alunos são capazes de criar, desenvolver o conhecimento e torná-lo ainda mais significativo (Foto: Edmara Silva)

Com tema “A importância da ciência para a sociedade” a Escola Municipal São Vicente de Paula, no bairro bacuri, promoveu nesta terça-feira, 19, a VII Feira de Ciência e Arte, Feciart. Com exposição de 19 projetos oriundos de pesquisa científica, o evento contemplou toda a comunidade escolar para apreciação dos trabalhos no período da manhã e tarde.

Coordenadora pedagógica da instituição, Deusilene Santos Silva, ressalta a importância da pesquisa para o processo de ensino e aprendizagem. “Toda a escola se envolveu. Os alunos sugeriram os subtemas que mais se identificaram, sempre relacionado ao cotidiano e desenvolvimento da aprendizagem”, destacou

Projetos abordam a acessibilidade no ambiente escolar; tratamento do lixo na escola como conhecimento científico; astronomia; a poluição nos rios maranhenses e tantos outros assuntos que foram apresentados ao público, por meio de banner, maquetes e trabalhos manuais, com suporte da defesa oral.

Com auxílio dos professores e servidores, a gestora escolar Maria do Perpétuo Socorro Teixeira, afirma que esse tipo de ação é um trabalho necessário. “Abrimos os portões da escola para a comunidade, para mostrar que a escola pública trabalha e tem resultado. Além de perceber a desenvoltura dos alunos que são capazes de criar, desenvolver o conhecimento e torná-lo ainda mais significativo”, ressaltou.

Com meses de preparação e estudo, a Feciart começou a ser planejada ainda em março, com escolha de conteúdos e envolvimento de todas as disciplinas.  O aluno Guilherme Rodrigues Honorato, 12, do 6º ano, com o trabalho “A destruição da camada de ozônio”, fala sobre a importância do estudo.  “Pensamos em conscientizar as pessoas a não utilizar produtos que contêm os gases tóxicos que prejudicam a camada de ozônio. É uma forma de mostrar a importância da nossa vida na terra”, finalizou.

Educação