Educação

CONHECIMENTO

Escola Sinopse expõe pesquisas científicas na VIII Mostra de Ciências

Evento contou com participação de mais de 500 alunos do ensino fundamental

Publicado em: 05/10/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Sinopse expõe pesquisas científicas na VIII Mostra de Ciências

Com 32 projetos de pesquisa, escola pretende se credenciar para I mostra Municipal, em novembro (Foto: Patrícia Araújo)

Escola Municipal Sinopse, Bairro Bom Sucesso, realizou nesta sexta-feira, 5, VIII Mostra Ciêntífica, com tema “Produzindo e reproduzindo conhecimento”. Foram expostos à comunidade, 32 trabalhos de pesquisa, desenvolvidos desde o início do ano, com incentivo do projeto “Pesquisadores do Século XXI”, implantado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Francisca Araújo, atividade faz parte do plano anual de ações. “Atendemos ao convite da Semed para os pesquisadores do Século XXI e a partir de então, envolvemos o corpo docente e discente da escola por completo. Foi muito trabalho, envolvemos todos os 512 alunos, do 4º ao 9º ano, que se dividiram de acordo com os projetos” – informou.

Os temas escolhidos foram idealizados pelos estudantes, a partir de afinidade e grau de interesse. As orientações das pesquisas se dividiram entre o corpo docente, com objetivo de trabalhar a transversalidade e interdisciplinaridade. Foram abordados sobre aplicação dos 3 R's – reduzir, reciclar e reutilizar –, Autismo, Câncer de pele, Energia solar, Suicídio na Adolescência, Feminicidio, Aspirador de pó reciclável, entre outros.

O grupo de pesquisadores sobre geração de energia limpa, alerta para os benefícios e economia das placas solares. “É um ótimo investimento financeiro e ambiental, pois o indivíduo paga pelo equipamento, mas depois disso vai deixar de pagar energia, gerando energia suficiente para sua casa e até para fornecimento” – explicou Gustavo Lucena, do 9º ano.

Para ele, a pesquisa também é um instrumento importante de informação para comunidade. “É necessário mostrar para as pessoas que temos uma fonte natural de energia, que pode nos ajudar a viver melhor, sem interferir na natureza, como acontece nas barragens e usinas termelétricas que geram a maior parte da energia consumida no Brasil".

Visita – Também estiveram presentes na Mostra, representantes do Comitê Científico da Semed,  Icleia Costa e Maria do Socorro Bezerra, com intuito de avaliar os projetos expostos e credenciar os trabalhos mais adequados, dentro da metodologia científica orientada aos professores pesquisadores, durante as formações  continuadas.

Os principais critérios observados foram o rigor científico, criatividade, apresentação oral, relatório, diário de bordo e maior ênfase ao item de relevância social. Além de valorizar as atividades dos alunos, do professor e a pesquisa científica na escola. “Buscamos o tipo de projeto que vai fazer um diferencial para a comunidade, a diferença na escola, pensando no bem comum, qualidade de vida e sustentabilidade. Que faça diferença onde ele acontece”- revelou a técnica da Semed, Maria do Socorro Bezerra.

 

Educação