Educação

AUXÍLIO

Enquanto pais estudam, crianças participam de atividades lúdicas na EJA

A preocupação com o cuidado dos filhos durante as aulas deu lugar ao sossêgo de deixá-los com bons profissionais

Publicado em: 14/08/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Educação

Enquanto pais estudam, crianças participam de atividades lúdicas na EJA

Enquanto os pais estudam, crianças participam de atividades lúdicas com equipe das escolas (Foto: Assessoria)

Conciliar trabalho e estudo não é tarefa fácil, e quando somado ao cuidado com os filhos, a situação fica ainda mais difícil. Pensando nessa necessidade e em prevenir a evasão escolar, equipe pedagógica de duas escolas municipais que ofertam a Modalidade da Educação para Jovens e Adultos, EJA, têm realizado um trabalho educativo e ocupacional com os filhos dos alunos. Enquanto os pais estudam, as crianças participam de atividades lúdicas com leitura, teatro de fantoches, e orientações de lateralidade e psicomotricidade, nas escolas Caminho do Saber e Maria Evangelista, no Conjunto Vitória e conjunto habitacional Itamar Guará, respectivamente.

De acordo com a coordenadora da EJA na rede municipal, Ana Meires Pereira, “a iniciativa dos colegas da Escola Maria Evangelista foi excelente para contribuir com os pais que não têm com quem deixar os filhos. Eles levam os filhos para a escola e os nosso profissionais pedagogos e coordenadores desenvolvem algumas atividades com essas crianças na biblioteca e área de recreação, para que os pais estudem tranquilamente”, explicou.

Ela elogia a iniciativa e enfatiza que para a coordenação da EJA, a ação é “uma excelente alternativa de trabalho idealizada pela equipe da Escola Maria Evangelista que desde o mês de março atende aos filhos dos alunos todos os dias, e nós pretendemos, no decorrer do período, estender para as demais escolas para que os alunos que têm necessidade de levar seus filhos para a escola, contem com um ambiente favorável para ajudá-los”, revelou a coordenadora.

De acordo com a coordenadora Suzana Oliveira Batista, o objetivo do projeto é combater a evasão de alunos que possuem filhos pequenos, estimulando sua participação efetiva nas atividades propostas em sala de aula. "Tendo em vista que, enquanto mães e pais se dedicam aos estudos, suas crianças se mantém em atividades lúdicas no ambiente escolar", ressalta.

Jullyana Guimarães é coordenadora da EJA na Escola Municipal Caminho do Saber, e explica o porquê da iniciativa. “Nossa preocupação era que os nossos alunos dessem continuidade nos estudos, até porque alguns estão fora do mercado de trabalho e nós fizemos o projeto para ajudá-los. Nós temos atualmente 12 crianças, entre cinco e 12 anos”.

Ela comenta que a intenção principal é realmente manter os pais dentro da sala de aula estudando, sabendo que os filhos estão junto com eles na escola, participando de atividades que vão ajudá-los no desenvolvimento intelectual.

Atividades de lateralidade, psicomotricidade e concentração, pintura, desenho, leitura e outras brincadeiras lúdicas são algumas das atividades supervisionadas pelos profissionais das escolas.

Educação