Educação

CIRCUITO

Palestras abrem Semana de Educação para a Vida

Presença dos pais fortalece processo de aprendizagem dos alunos

Publicado em: 18/06/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Palestras abrem Semana de Educação para a Vida

Ciclo de palestras abre Semana de Educação para a Vida (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz, começou nesta segunda-feira, 18, a Semana de Educação para a Vida. Ação, até 22 de maio, nas escolas da rede municipal, tem objetivo de discutir temas transversais, não obrigatórios no currículo escolar, voltados aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos, EJA.

Neste primeiro dia de atividades, foi realizado um circuito de palestras nas Escolas Machado de Assis II, sobre a “Educação Alimentar na Infância”; Sinopse, “Sexualidade”; Professor José de Queiroz, “Violência escolar”; Santa Maria, "Abuso sexual contra crianças e adolescentes"; Maria Evangelista, “Economia e Planejamento Familiar”, com abordagem em controle e despesas, planejamento futuro, para alunos do 8º e 9ºano; e na creche Dom Bosco, “A influência das mídias para a educação das crianças”, voltada aos pais.

Na última palestra, ministrada pela pedagoga da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Semed, Liana Santos, foram pontuados questões sociais, modificações no brincar, com retrospectiva das brincadeiras mais antigas e influência dos meios digitais na brincadeira. Além disso, os riscos da exposição das mídias e tecnologias sem acompanhamento, na fase da educação infantil, base para a construção da formação da personalidade, do conhecimento; formação da personalidade e dicas de utilização consciente das tecnologias.

“A Semana de Educação para a Vida é proposta por lei e é fundamental, onde as escolas têm a oportunidade de abordarem diversas propostas, envolvendo tanto a comunidade estudantil, como os pais no trabalho de orientação e parceria. A família e a escola podem caminhar juntos para fortalecer o processo de aprendizagem das crianças” – enfatizou a pedagoga.  

Cronograma de atividades conta com parceiros de instituições, como Coordenação de Educação da Igualdade Racial de Imperatriz, Centro de Cultura Negra Negro Cosme, Conselho Tutelar área II, Facimp-Wyden, Pitágoras, Pastoral Diocesana da Educação, Secretarias de Políticas para a Mulher e de Trânsito.

Educação