Educação

EDUCAÇÃO

Escolas municipais realizam feiras para incentivar produção científica

Eventos objetivam preparar e formar futuros pesquisadores em diversas áreas

Publicado em: 20/11/2017 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escolas municipais realizam feiras para incentivar produção científica

Atividades científicas objetivam preparar e formar futuros pesquisadores. (Foto: Sara Ribeiro)

Durante o mês de novembro, estudantes da rede municipal expõem à comunidade projetos científicos elaborados em sala de aula. Na última sexta-feira, 17, a Escola Santos Drummont, realizou a IV Feira de Ciências, com mais de 50 estudos sobre meio ambiente, tecnologia e sociedade, produzidos por alunos do 6º ao 9º ano.

No mesmo dia, a Escola Municipal Castro Alves I, Vila Lobão, sediou dois eventos simultâneos, que por meio do Programa de Iniciação Científica, da própria instituição, garantiu a 2º Feira de Matemática e a XI Feira de Ciências e Artes, Fecai. Nos dois turnos, 104 pesquisas foram apresentadas pelos alunos, com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia,  “A matemática está em tudo”.   

De acordo com organizador da Fecai e coordenador pedagógico Erisvaldo Alves, há quatro anos, o evento é promovido com base em modelo científico, no intuito de familiarizar os estudantes à pesquisa. “É uma atividade oportuniza os estudantes a apresentarem suas próprias ideias e motivações sobre o tema escolhido. É um desafio para eles que trabalham aproximadamente quatro meses, com construção da pesquisa, dos banners, relatórios e maquetes, sendo protagonista nesse processo” – relatou.

Os trabalhos são avaliados por convidados e estudantes universitários ligados a cada área. “Também percebemos a importância para o envolvimento dos ex-alunos da escola, que nesta época retornam no papel de avaliadores dos trabalhos, sem perder o vínculo com o ambiente que esteve inserido por tanto tempo”.

Durante a semana, as Escolas Municipais São Jorge e Machado de Assis também realizaram feiras de ciências abordando temas como “Sustentabilidade, Ciências e Tecnologia” e “Soluções para uma vida melhor”. A secretária adjunta de Educação, Genilza Sipião, acompanhou as exposições e refletiu sobre a qualidade dos trabalhos. “Analisando o projeto e a oratória, percebemos com satisfação, o empenho, dedicação dos alunos e dos professores que são responsáveis pela orientação e adequação de cada material produzido. Temos a certeza que estamos no caminho certo” - concluiu.

Educação