Educação

OPORTUNIDADE

Estão abertas inscrições para exame do MEC de certificação da Educação Básica

Encceja garante conclusão do Ensino Fundamental e Médio de forma gratuita

Publicado em: 17/04/2018 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Estão abertas inscrições para exame do MEC de certificação da Educação Básica

Idade mínima para inscrição é de 15 anos, para a certificação do Ensino Fundamental, e 18 para o Ensino Médio (Foto: Assessoria)

Estão abertas até 27 de abril, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos, Encceja. Pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio podem realizar o exame gratuitamente. Participação é voluntária e oferece, aos candidatos, a oportunidade de concluir a etapa inicial da formação. Interessados devem acessar o site o Inep  e preencher dados pessoais incluindo local de prova.

A idade mínima para inscrição é de 15 anos, para a certificação do Ensino Fundamental, e 18 para o Ensino Médio. Em 2017 4.172 pessoas realizaram o Encceja em Imperatriz. Atualmente a rede municipal mantém 22 salas de aula na modalidade EJA, sendo 17 na zona urbana e cinco na zona rural. 

De acordo com Ana Meires Pereira, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal, “Podem fazer o exame os alunos matriculados na EJA e, também, quem está fora da escola. Quem tiver dificuldade em realizar a inscrição deve procurar orientação na Coordenação da EJA, na Secretaria Municipal de Educação”.

As provas do Encceja 2018 serão aplicadas em todas as unidades da Federação e ocorrerá no dia 5 de agosto de 2018, para o Ensinos Fundamental e Médio. Para garantir certificado do nível de ensino para o qual se inscreveu, candidato deve atingir nota mínima exigida no edital e após o resultado, fazer requerimento junto à secretaria de ensino que escolheu para recebimento do certificado. Para mais informações acesse o edital: https://goo.gl/oMzVS4.

Educação