Educação

DIAGNÓSTICO

Estudantes da rede municipal participam de avaliação do Saeb

Aplicação tem foco nas turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental

Publicado em: 18/10/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Estudantes da rede municipal participam de avaliação do Saeb

Secretaria Municipal de Educação está envolvida para receber a avaliação externa. (Foto: IMADRONEBR)

No período de 21 de outubro a 01 de novembro serão aplicadas provas nas escolas da rede municipal de ensino do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas são direcionadas às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação, Semed, através dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores está envolvida para receber a avaliação externa.

“Além do  5° e 9° ano, também serão realizadas provas por amostra nas turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, e também, aplicadas as disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas nas turmas de 9° ano”, explicou Maria Elinete Gonçalves, coordenadora do Setor de Anos Finais da Semed.  

Com projeto Melhor Ensino, Maior Ideb, desenvolvido pela Semed, em 2019 a inovação foi o Cursinho preparatório ofertado aos sábados. Participam alunos do 9ª ano com objetivo de preparar e reforçar o índices de aprendizagem para as provas externas, a exemplo do Saeb.  

Saeb - é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Fonte: Inep

 

Educação