Educação

EXEMPLO

Professora relata importância da alfabetização para inclusão social

Dariane Rêgo é exemplo na rede municipal por dedicar a carreira aos Anos Iniciais

Publicado em: 14/11/2017 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Professora relata importância da alfabetização para inclusão social

Há quatro anos a professora integra o quadro de servidores da Escola Municipal Renato Cortez Moreira (Foto: Patrícia Araújo)

Formada em pedagogia e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Dariane Rêgo Almeida, 35, há 15 anos trabalha como professora alfabetizadora. Durante 11 anos lecionou em escolas particulares e, há quatro, integra o quadro de servidores da Escola Municipal Renato Cortez Moreira, responsável pela turma do 2º ano. A lembrança dos seus professores contribuiu para a profissão, a partir das percepções adquiridas e baseadas nas relações de afeto, respeite e criatividade com as crianças que estão no processo de alfabetização.

Para ela, esse é um momento crucial para formar crianças com gosto pela leitura. “Sempre me recordo quando estava nesse processo, das minhas primeiras professoras que me marcaram muito, pois elas eram bem dinâmicas, criativas e tinham bastante paciência conosco. Eram da rede municipal de ensino e uma delas é a minha gestora, Marina Pereira Benigno, que fez parte do meu processo de aprendizagem da leitura e escrita” - contou.

As atividades pedagógicas aliadas a metodologia são muito importantes e a forma de contextualizar o conteúdo à realidade das crianças, oferece oportunidade, não só de codificar e decodificar os símbolos, mas de fazer a leitura de mundo, refletindo sobre aquilo que as cercam.“Para mim, alfabetizar é abrir horizontes. É o momento mágico na vida da criança”.

Porém, o percurso é repleto de desafios. A professora revela que muitas vezes não há participação da família, para contribuir e dar importância a esse processo.  “Há momentos que não ajudam na atividade de casa, quando passamos uma pesquisa que a criança não retorna. Mas isso não me desmotiva, faz é aumentar a minha vontade de fazer a diferença, sempre procurando marcá-las de forma positiva, porque eu sei a diferença que um professor alfabetizador faz, sou prova que levamos as recordações para o resto da vida" - concluiu Dariane Rêgo.

Educação