Educação

DESFILES CÍVICOS

Fanfarras intensificam ensaios para festividades cívicas de setembro

São mais de 30 bandas e fanfarras mantidas pela Semed

Publicado em: 24/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Fanfarras intensificam ensaios para festividades cívicas de setembro

As festividades da Semana da Pátria ocorrerão de 30 agosto a 7 de setembro (Foto: Patrícia Araújo)

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, intensifica a rotina de ensaios das bandas e fanfarras para as festividades cívicas do mês de setembro. Nesta quarta-feira, 19, a Escola Municipal José de Alencar reuniu a banda com mais de 70 integrantes. 

Com participação em eventos da Prefeitura, festivais e a Semana da Pátria, as bandas de fanfarra das unidades escolares do município, durante a semana dedicam-se aos ensaios. São encontros com duração de duas horas, em média, para prática instrumental e das coreografias. 

“Aos poucos os alunos aperfeiçoam as técnicas, os ensaios se mostram mais produtivos e com grandes avanços.  Estamos na expectativa para os desfiles”, informou o instrutor de fanfarra Luíz do Espírito Santo Filho. 

As bandas são compostas por corpo nacional (portas bandeiras), baliza, mor, corpo coreográfico e percussão. Ao todo, são 34 bandas e fanfarras ligadas às escolas de ensino fundamental, com participação de, aproximadamente, 1.200 alunos e 16 profissionais instrutores.

Líder do corpo coreográfico da fanfarra da Escola José de Alencar, Ana Clara Pereira Santos, 14 anos, afirma que além de representar a instituição de ensino a fanfarra lhe proporciona divertimento.  “Participo de todos os ensaios, temos responsabilidade com a equipe de organização e condução para que tudo saia como planejado, além de proporcionar alegria”, frisou.

Este ano, com cronograma da Semana da Pátria concluído, as festividades ocorrerão de 30 agosto a 7 de setembro. “A Semana da Pátria mobiliza toda a Semed e fomenta o civismo das nossas crianças e sociedade em geral. Iniciaremos com desfile na zona rural, no povoado Petrolina, passando por vários polos e finalizando na Avenida Getúlio Vargas”, revelou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira. 

Educação