Educação

CULTURA

Festival de bandas e fanfarras agita Praça da Bíblia

Público acompanhou 10 apresentações no primeiro dia de evento

Publicado em: 10/10/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Festival de bandas e fanfarras agita Praça da Bíblia

Vencedores do concurso recebem troféus e instrumentos musicais para as escolas (Foto: Edmara Silva)

Grande público acompanhou o primeiro dia de programação da VI edição do Festival de Bandas e Fanfarras de Imperatriz, na terça-feira, 9, na Praça da Bíblia, Bacuri. Com 19 corporações inscritas, 10 delas se apresentaram com formação completa de corpo coreográfico, baliza, mor e maestro.

Além das corporações, o concurso também contemplou apresentações de dança, com vários ritmos, desde a dança clássica como o balé, até as mais contemporâneas, como o k-pop, estilo musical japonês. “Nosso objetivo é promover espaços de cultura para que os alunos, instrutores, escolas se sintam motivados para continuar um trabalho que, além de educativo é envolvente, divertido, fomenta o protagonismo juvenil e até profissionalizante para aqueles que desejam seguir na música ou dança” - destacou a secretária adjunta de ensino, Nilcea Martinho.

Corpo de jurados formado por profissionais da área, foram observados critérios avaliativos a partir das categorias de Banda marcial, fanfarra lisa e de percussão, além dos desempenhos do corpo coreográfico, baliza, mor e maestro.

Hexaedro Miqueias Galvão, professor de balé e jurado, destacou a importância do evento. “Imperatriz vem crescendo muito no seguimento de bandas e fanfarras no Maranhão. Sempre somos bem vistos em outros locais pela qualidade do que apresentamos. Por isso, esse tipo de evento é importante para envolver os estudantes com a dança e a musica” – ressalta.

Maria da Conceição, moradora do Centro e que utiliza o espaço para realizar atividade física, elogiou a iniciativa da prefeitura. “Achei muito interessante, pois nunca tinha visto esse tipo de evento na cidade, exceto nas apresentações do dia da independência. Esperamos que esse projeto continue”.

Para garantir participação no evento, a Semed, disponibilizou o transporte escolar dos músicos, no total de 1.200 alunos nos dois dias. O segundo dia de concurso, segue nesta quarta-feira, 10, também na Praça da Bíblia, às 17h. Nove corporações concorrentes e duas convidadas para abertura e encerramento da festividade, se apresentam.

Educação