Educação

ORIENTAÇÃO

Gestores escolares participam de encontro com TCE

Cerca de 140 profissionais prestigiaram reunião técnica

Publicado em: 11/04/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Gestores escolares participam de encontro com TCE

Encontro com o TEC discutiu a importância da gestão de qualidade para a melhoria dos índices educacionais. (Foto: Sara Ribeiro)

Nesta quarta-feira, 11, diretores de escolas da rede municipal de ensino participaram de reunião técnica com auditores do Tribunal de Contas do Estado, TCE. O objetivo foi dialogar sobre a importância da gestão de qualidade para a melhoria dos índices educacionais. 

“Não viemos falar de números, mas sim de crianças, do futuro. Propor uma conversa para eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela gestão da educação de Imperatriz e sugerir o que pode ser feito para melhorar” - informou o auditor do TCE, Cândido Madeira. 

Temas importantes como diagnóstico, acompanhamento dos resultados e dificuldades dos alunos, infraestrutura predial e de apoio ao ensino, tecnologia, parcerias com rede de saúde e desenvolvimento social, metas para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, merenda escolar, material didático, conselhos municipais de educação, e ponto eletrônico, foram os principais assuntos debatidos. 

Para o secretário de Educação, Josenildo Ferreira, os apontamentos do TCE auxiliam para a melhoria do trabalho dos gestores. “A discussão foi muito relevante, pois sabemos que há dificuldades a serem enfrentadas em toda a rede. Além do ensino e toda a estrutura, ainda há o desafio da escola em assumir outras atribuições que cabem a família, por exemplo. Então, os desafios são grandes e as sugestões do TCE podem nos auxiliar a obter melhores resultados para o futuro” - destacou. 

Sandra Marinho Farias, gestora da escola municipal Juracy Conceição, elogiou o encontro. “Reunião esclarecedora, tranquila, dinâmica,  que nos deixou mais apropriados do nosso cargo de gestor, informações que nos dão segurança e orientam, desmistificando aquele receio do órgão fiscalizador e mostrar que tudo que eles querem é que nós façamos uma gestão de qualidade”. 

Além do secretário municipal de educação Josenildo José Ferreira, prestigiaram o evento, o procurador geral do Município, Rodrigo do Carmo; o assessor chefe de gabinete, Marcelo Moreno; o controlador geral Davi Cardoso; as secretárias de Esporte, Greycivane Lindoso, e Recursos Hídricos, Rosa Arruda; e do Ministério Público, representando a promotoria de Educação, Nayma Ribeiro Abas.

Educação