Educação

PLANEJAMENTO

Semed e gestores alinham processos para início do ano letivo

Entre os principais assuntos, a situação orçamentária do município e gestão das escolas

Publicado em: 20/01/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed e gestores alinham processos para início do ano letivo

Plano de gastos e aplicação de recursos foram alguns dos temas discutidos em encontro (Foto: Sara Ribeiro)

Os gestores das 147 escolas da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira, 20, de reunião com o secretário de Educação, José Antônio Pereira, na Escola Municipal Luís de França Moreira, Nova Imperatriz. Encontro tem a finalidade de alinhar processos e apresentar a situação orçamentária do Município.

Na oportunidade, o secretário deixou claro que “seguimos a lei orçamentária que, simplesmente, não foi nem apreciada pelas comissões na Câmara de Vereadores. Algo que foi entregue em setembro de 2019 e, agora, em janeiro, que foi devolvida para que fosse incluída as emendas impositivas. Contudo, poderia ter sido feito emenda e aprovado o projeto. Se a Secretaria não tivesse estoque ou contratos com orçamento do ano anterior, nós não poderíamos dar início ao período letivo”, declarou José Antônio.

As informações sobre o orçamento do município foram expostas para que os gestores tenham conhecimento que a gestão está arcando com suas responsabilidades, mas que existem limites de gastos, no qual trabalha-se dentro de uma norma administrativa. “Para aplicação dos recursos existe um plano de gastos e é assim que administramos nosso município”, reforçou.

Além disso, foram abordados aspectos sobre a gestão das escolas, com orientação a respeito do material escolar de uso individual do aluno, servidores a disposição, situação estrutural das escolas, redução de carga horária e merenda escolar. “Temos uma equipe competente e por esse motivo estamos vendo muitos alunos do sistema privado migrando para o sistema público. Isso mostra que o trabalho está valendo a pena. São mais de 43 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino”, finalizou o secretário.

Para gestora da primeira Escola de Educação Bilíngue para Surdos do Maranhão e segunda do Brasil, Maria Ivanilde Oliveira, a reunião foi esclarecedora. “Gostei das informações do secretário, ao expor a situação financeira e também ao orientar sobre como sanar certas dificuldades das escolas. Foi um encontro muito proveitoso”, elogiou.

Na primeira reunião do ano, com a participação do secretário, a gestora Solange Ferreira de Sousa, da Escola Moranguinho afirma que “foi também um momento de incentivo, para esclarecer alguns pontos e deixou claro que teremos todas as condições possíveis para darmos o início as aulas”, frisou.

 

Educação