Educação

DISCUSSÕES

I Conferência Municipal de Educação formula propostas para atuação

Evento é um preparatório para as etapas estadual e nacional

Publicado em: 30/01/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

I Conferência Municipal de Educação formula propostas para atuação

Conferência Municipal de Educação é um preparatório para as etapas estadual e nacional (Foto: Edmara Silva)

Com palestra, debates e discussões o Fórum Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Semed, realizou nesta terça-feira, 30, a 1ª Conferência Municipal de Educação - 2018. De caráter deliberativo, o evento é preparatório para as etapas estadual e nacional. Durante todo o dia, encontro teve a participação de professores, gestores, comunidade escolar, sociedade civil e autoridades locais.

Realizado na Faculdade de Educação Santa Teresinha, Fest, Conferência abordou o tema “A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Durante a manhã foi realizada a abertura, com palestra magna do professor Me. Francisco Lima Soares e leitura do regimento. À tarde, a partir dos oito eixos de discussão, os participantes avaliaram o cumprimento do Plano Municipal de Educação, suas metas e estratégias, e propuseram políticas e ações em benefício do sistema educacional imperatrizense. Também foi analisado o Plano Nacional de Educação, os resultados da implementação e feitas propostas de atualização.

O secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira, assegurou que a conferência é um espaço de assegurar a participação democrática. “O Plano municipal tem vigência até 2023, que traça metas que precisam ser aferidas para vermos o que está sendo atendido e se tudo que foi previsto está sendo seguido.  Então, aqui é um espaço para conferir o que foi feito no biênio 2015/2016 e formular propostas. Por isso, é importante a participação da sociedade, pois é uma oportunidade de colaborem para uma educação muito melhor para a cidade”- finalizou. 

A presidente do Fórum Municipal de Educação, Francisca Feitosa, destacou que o encontro é uma oportunidade de discutir, entender e debater os principais pontos do documento referência, o Plano Nacional de Educação, "com objetivo de monitorar, e verificar tudo aquilo que foi colocado em prática. Além disso, é preciso sistematizar as propostas e escolher os delegados que representarão a comunidade nas outras conferências”.

Representante do Ministério Público, o promotor da Educação, Lucas Mascarenhas, destacou a importância dos debates. “Não há dúvidas de que bons frutos serão colhidos a partir deste momento. O direito da educação é um dos direitos que mais corroboram para o desenvolvimento de uma sociedade. A própria constituição garante a educação como um direito fundamental. Nós do Ministério Público, como zelador desses direitos, estamos sempre presentes nesses eventos. Entendo que essa conferência é fundamental para o desenvolvimento e para colocar as ideias dos educadores de  Imperatriz” - detalhou.

Após o término dos trabalhos de discussão dos eixos e votação das propostas, foi produzido relatório a ser encaminhado para as Conferências Estadual e Nacional, bem como a escolha dos delegados.

Educação