Educação

CAPACITAÇÃO

Inclusão é tema de formação para servidores da educação municipal

Atividades fomentam políticas públicas na rede de ensino

Publicado em: 24/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Inclusão é tema de formação para servidores da educação municipal

O objetivo da capacitação é de fomentar políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino, notadamente pessoas das diversas deficiências existentes. (Foto: Dávila Henrique)

            A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou exercícios de formação continuada com cuidadores e os gestores escolares, na terça-feira, 23, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a finalidade de discutir deficiências, implicações, intercorrências e o papel do profissional para a inclusão dos alunos no contexto social. A capacitação teve a presença, também, de ledores e transcritores de Braille.

            Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), esclarece que o objetivo da capacitação é de fomentar políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino, notadamente pessoas com deficiência.

            Atualmente, são 108 cuidadores que trabalham nas escolas, acompanhando alunos que apresentam alguma deficiência, como limitações ou impossibilidades para higiene, locomoção e alimentação. O SIADI atua no atendimento a cerca de 800 alunos matriculados na rede municipal, para acompanhar pessoas com deficiência intelectual, física, múltiplas, surdez, cegueira e baixa visão, transtornos desintegrativos da infância (psicose infantil), autismo infantil, Síndrome de Asperger, entre outras.

            O Setor realiza cursos, seminários e módulos de formação continuada com todos os servidores que trabalham em escolas para atender alunos com deficiência.

Educação