Educação

INVESTIMENTO

Educação municipal avança com investimento em estrutura física e qualidade do ensino

Construções, reformas e climatizações ampliam oferta de vagas e garantem conforto aos alunos

Publicado em: 03/01/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Educação municipal avança com investimento em estrutura física e qualidade do ensino

Secretaria Municipal de Educação, investiu em melhorias em toda a rede de ensino. (Foto: Edmara Silva)

Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação, investiu em melhorias em toda a rede de ensino.  Construções de escolas modelo Proinfânia, paradas desde a gestão anterior, por falta de liberação dos convênios do Governo Federal, foram desbloqueadas com iniciativa da gestão municipal, que buscou em Brasília, apoio para a continuidade das obras.  

As proinfâncias do bairro Bom Jesus e Itamar Guará estão com 50% executadas; Recanto Universitário, Sebastião Régis e Vale do Sol, estão com as paredes levantadas, em fase de cobertura com aproximadamente 30% realizado. As duas últimas citadas, por exemplo, foram recebidas pela gestão em 2017, somente com terreno e o projeto de construção das escolas.

Além de recurso do Governo Federal, para construção desses equipamentos, tem-se a contrapartida do Município com orçamento próprio e investimentos em manutenção, reforma e ampliação de várias instituições. Atualmente, está em fase de construção uma unidade de ensino, com estrutura de seis salas de aula, no Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, para atendimento de 342 famílias e mais 920 do Teotônio Vilela. Essa medida irá poupar gastos com transporte escolar para aquela região.

Em reformas, a Semed beneficiou a Escola Madalena de Canossa com melhoria em toda sua estrutura de 4.052m². A obra também possibilitou a ampliação de vagas, absorvendo todo o público da Escola Moranguinho que funcionava em prédio alugado. Serão disponibilizadas cinco novas salas de aula, gerando economia para os cofres públicos e conforto aos alunos, facilitando o aprendizado em ambiente adequado.

Outras 16 unidades foram revitalizadas ou reformadas completamente pela Equipe do Setor de Levantamento de Situação Escolar, LSE, com pintura, manutenção das instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias, telhado e forro. Dentre elas, Marly Sarney, Princesa Isabel, Educação Bilíngue Prof. Telasco Pereira Fialho, Tiradentes, Maria Evangelista, Santa Lúcia, Santa Laura, Dom Pedro I, Morada do Sol, João Gonçalves Santiago, Núcleo Santa Cruz, Manoel Ribeiro, São Sebastião e Biblioteca Municipal. Com essas intervenções, a Prefeitura investiu mais de R$ 1.000.000,00, gerando mais conforto e qualidade aos alunos da rede de ensino.

Obras concluídas

Duas grandes obras foram concluídas. A ampliação da Escola da Amizade, no bairro Bom Jesus, com construção e climatização de três salas de aula. Obra oriunda também de recurso do Tesouro Municipal, já entregue à comunidade. E, a proinfância da Vila Mariana, que será inaugurada no dia 22 de janeiro. Com essas ampliações foram geradas mais de 500 vagas para a comunidade. 

Estrutura 

A compra de materiais como mobiliário, carteiras, equipamento de informática e de proteção individual, reforçou a melhoria do atendimento aos alunos. Houve, ainda, grande avanço em  climatização com vários aparelhos instalados em 2018, somando 20 escolas totalmente climatizas. “Dessas, 12 unidades foram climatizadas em todas as gestões anteriores e 08 só na gestão atual. Investimos um valor substancial com ar condicionado, foram 180 instalados e estamos adquirindo mais aparelhos para continuamos esse trabalho nas escolas. Essa é uma das marcas da gestão Assis, melhorar a qualidade do ensino e também a qualidade estrutural das escolas, para que o aluno tenha um ambiente saudável para estudar” declarou o secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira. 

Projetos 

Com objetivo de ampliar funcionamento da Escola de Educação Bilíngue para surdos Professor Telasco Pereira Fialho para regime de tempo integral, em 2018 foi concluído o projeto, passando a adotar o novo sistema a partir deste ano. 

Além disso, foram colocados em prática os projetos de capacitação de toda a rede de ensino, com participação de departamentos importantes como Apoio ao Educando, merendeiras e abordagem a segurança do trabalho. Formações continuadas de todos os professores, assim como aos gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos também integraram calendário da rede municipal. Equipe pedagógica da Semed também desenvolveu e monitorou o Plano Municipal da Educação e a Base Nacional  Comum Curricular do município para o território maranhense. Grupo de 15 profissionais dedicou-se exclusivamente para este trabalho. 

Projetos educacionais de ampliação ao ensino foram desenvolvidos nas escolas com destaque para o incentivo à pesquisa, desde os primeiros anos do ensino fundamental, com as Mostras Científicas. A formação desses pequenos pesquisadores resultou na 1ª Mostra Científica Municipal “Pesquisadores do Século XXI” que reuniu os melhores projetos de todas as exposições, mais de 60, apresentados à comunidade e premiados pela qualidade do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Também no reforço ao ensino, projeto como Melhor Ensino, Maior Ideb, foi aplicado nas instituições. Com formação pedagógica de práticas inovadoras em sala de aula, específico para professores de Língua Portuguesa e Matemática, aplicação de simulados aos alunos, o projeto visa preparar os estudantes para as provas do Ministério da Educação, MEC, na avaliação do ensino básico.

A Semed desenvolveu ainda projetos de fomento à leitura, ao lúdico para a educação infantil, Festival de Bandas e Fanfarras e concursos de redação. Levou aos quatro cantos da cidade o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, um dos maiores eventos da cidade, com sete dias de festividades e participação de milhares de crianças e jovens. Custeado completamente pelo Município, o evento de fomento ao civismo, culmina no Dia da Independência, com participação de várias entidades militares e religiosas. 

Educação empreendedora 

No incentivo à formação integral, a Semed adquiriu material didático para educação empreendedora, uma ação que beneficiou crianças do 1º ao 5º do ensino fundamental, em quatro instituições da rede. A iniciativa teve caráter experimental, focando no desenvolvimento do espírito empreendedor nas crianças. Além da entrega dos materiais, o projeto promoveu a capacitação de professores especificamente para o programa e encerrou com uma feira, na qual foram comercializados os produtos relacionados aos temas estudados.

Tecnologia 

Licitação e implantação do diário eletrônico, um sistema de gestão escolar. A ferramenta foi implantada em 69 instituições. Foi um das inovações da gestão Assis Ramos e que a partir da licitação com sistema mais implementado de internet, em 2019 todas as 148 instituições farão controle letivo num sistema integrado , facilitando assim, o trabalho dos professores. 

Democratização 

Em parceria com o Conselho de Educação, a Secretaria realizou pela primeira vez, eleições para gestores das escolas conhecidas como municipalizadas, que são as com imóveis alugados. Algo inédito, no qual a comunidade escolar elegeu o diretor da instituição. Os eleitos já iniciaram o ano letivo com nomeação de gestor devidamente assinada.

Junto a isso, foram realizados seletivos para provimento de cargos e cadastro de reserva para os setores administrativos, para professores e educação inclusiva. Inúmeras vagas de emprego foram geradas para a população de Imperatriz e região. 

Fardamento 

Ao poucos a Semed vem entregando o fardamento escolar, nas unidades de ensino. Até agora, já foram disponibilizados 18 mil kits, dos 43 mil contratados. Houve atraso na confecção desses artigos por parte dos fornecedores e a Prefeitura tomou medidas jurídicas cabíveis. Agora foram retomadas o ciclo de entrega pelas empresas e até retorno das aulas, espera-se concluir essa etapa. Em 2018, o município absorveu mais de 43 mil crianças, jovens e adultos, em seu âmbito educacional.

“Foi um ano muito positivo, tivemos aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, avançamos em relação ao indicador anterior. Esse ainda é um ideb misto, mas o próximo será da gestão Assis Ramos. Então, continuamos fazendo trabalhos de reforço para o ideb, aulas no contra turno, projetos como o Melhor ensino, Maior Ideb, se mostou eficaz em 2018, esperamos colher realmente os frutos com os próximos resultados e um 2019 ainda melhor” - finalizou o secretário. 

Educação