Educação

PLANEJAMENTO

Ano letivo 2018 começa com Jornada Pedagógica

Período de rematrículas será de 19 a 29 de dezembro e matrículas para novatos de 02 a 12 de janeiro

Publicado em: 12/12/2017 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Ano letivo 2018 começa com Jornada Pedagógica

Equipe técnica-pedagógica em planejamento sobre a jornada pedagógica (Foto: Sara Ribeiro)

Encontro no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Semed, nesta terça-feira, 12, reuniu pedagogos, coordenadores, supervisores, orientadores educacionais, toda a equipe técnico-pedagógico das escolas para apresentar as atribuições de cada profissional e informar sobre a jornada pedagógica de 2018, prevista para os dias 17, 18 e 19 de janeiro.

Rinalva Sales, coordenadora dos anos iniciais do ensino fundamental, destacou que cada escola realizará sua jornada, logo no retorno dos professores, dia 17. “Atividades serão feitas no próprio ambiente de trabalho. Não iremos reuni-los em polos ou na Secretaria, diferente dos anos anteriores” – observou.

Na reunião também foi discutido o conteúdo a ser apresentado no encontro. Para o 1º dia, a proposta é refletir sobre a prática pedagógica do professor, baseada no livro de Paulo Freire, “Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários a prática educativa”; avaliação dos indicadores, dos resultados de 2017 e do plano de ação de cada unidade. No 2º dia, deverá ser feito planejamento do início dos 200 dias letivos, incluindo plano de curso e anual. E no 3º dia ficou a organização do primeiro dia letivo. “Passamos as orientações do que deve ser feito, porque é importante que a jornada siga o mesmo cronograma em todas as escolas”- destacou Rinalva.

Em relação as orientações das atribuições dos profissionais, ela lembrou que “houve a necessidade de apresentarmos as competências, de acordo com o regimento interno da Semed, por conta da inserção de novos profissionais ao cargo” – finalizou.

Alunos e pais devem ficar atentos aos prazo para o período de rematrículas do ano letivo, 19 a 29 de dezembro, e matrículas para novatos, de 02 a 12 de janeiro

Educação