Educação

CULTURA

Lançado o livro Imperatriz Cidade da Gente

Obra será utilizada por alunos na rede municipal de ensino

Publicado em: 10/10/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Lançado o livro Imperatriz Cidade da Gente

O livro divide-se em dois exemplares, com mesmo conteúdo, mas com linguagem adequada para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura em parceria com a Editora Didáticos realizou nesta sexta-feira, 09, o lançamento oficial do livro de Imperatriz – Cidade da Gente. No formato de exposição, evento contou com participação dos autores da obra, seus familiares e a comunidade escolar.

O livro será utilizado na rede municipal de ensino, para todos os estudantes matriculados na Educação e retrata a história, geografia e memorias da cidade, com objetivo de fomentar fomentar a cultura, a leitura e a escrita. Foi produzido por professores da cidade e região e pretende valorizar, fortalecer e divulgar produções e escritores.

“Iniciamos o projeto, que foi muito bem conduzido pela adjunta de educação da época, Nilcea Martinho, a quem homenageamos nesse momento. Realizamos uma equipe mista com professores da rede municipal e indicações da Academia Imperatrizense de Letras, que resultou nesta obra que vai ficar marcada na história”, destacou Josenildo Ferreira, comandante da Guarda Municipal e ex-secretário de educação que iniciou toda essa proposta.

Trabalho que faz grande diferença na carreira do professor, a produção do livro proporcionou para o autor Geilson Reis além do desafio, uma grande experiência. “Como professor da rede municipal há mais de 10 anos, aceitei o desafio e foi uma grande missão. Trabalhamos com muito cuidado e foi um material construído em conjunto. Temos um material importantíssimo que vem preencher um espaço que precisava valorizar nossa história e popularizá-la. Tivemos o cuidado de fazer um livro para todo mundo, principalmente para os estudantes”.

Presente no evento, o presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Trajano Neto, afirmou que se sente cúmplice do projeto desde o primeiro momento. “É um livro tão importante para a comunidade, sobretudo aos nossos jovens através do conhecimento. Não podemos amar com densidade aquilo que não se conhece. E essa obra apresenta-se como uma proposta de conhecimento. Há uma esperança que teremos melhores cidadãos que amem mais a cidade, porque irão conhecer sua história, geografia e a forma como está se projetando para o futuro”. 

Representando a editora, Eric Medeiros, afirma que é um orgulho ter participado deste momento. “Quero agradecer de coração a todos que no período das pesquisas, no período das fotografias, de entrevistas, que nos receberam, agradecer a receptividade e que o livro agora é um patrimônio cultural da cidade”.

Fazem parte da autoria da obra, os profissionais Sheryda Lila Carvalho, Evane Santos, Margarida Chaves, Geilson Reis e Liratelma Cerqueira. Cada capitulo das duas obras, foi construído por um desses autores. O livro divide-se em dois exemplares, com mesmo conteúdo, mas com linguagem adequada para o Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.

“O livro de Imperatriz vai nos auxiliar nas atividades letivas já neste ano, com as aulas não presenciais. A partir da próxima semana vamos encaixar a entrega dos exemplares aos estudantes e o início do planejamento para utilização nas atividades escolares. É um ganho não só para os alunos, mas para toda a cidade”, finalizou José Antônio Pereira, secretário de Educação.

Educação