Educação

INCENTIVO

Leitura: é possível cultivar como um hábito prazeroso

Importante escolher assuntos que chamem atenção e despertem o interesse do leitor

Publicado em: 07/01/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Leitura: é possível cultivar como um hábito prazeroso

Nesta quinta-feira, 07, comemora-se o Dia o Leitor. Além de celebrar aqueles que gostam de um bom livro, a data é um lembrete da importância de incentivar a leitura entre os jovens. (Foto: Edmara Silva)

O filósofo Voltaire certa vez falou que a leitura engrandece a alma. Já Marguerite Duras, uma das principais vozes femininas na literatura do século XX, acreditava que nada nesse mundo poderia substituir a leitura de um texto, nenhum jogo seria capaz disso. De certo, a leitura é uma atividade que agrega vários benefícios para quem a pratica, como fortalecimento da mente, enriquecimento do vocabulário, melhoraria da capacidade de comunicação e, uma das mais marcantes, que é a de expandir os horizontes.

Talvez você nunca tenha visitado Manaus, no Amazonas, mas nada te impede de ter um gostinho da cidade ao ler Dois Irmãos, do Milton Hatoum. A partir disso, procurar outras obras ambientadas na região, conhecer mais do lugar por meio da leitura de guias turísticos e históricos. A leitura agrega conhecimento, te permite conhecer lugares que nunca teve a oportunidade, mesmo que seja através dos detalhes oferecidos nos relatos escritos, numa história romanceada.

No caso do estudante Pedro Maia, a curiosidade é a chave para que ele esteja sempre lendo. Mas ele conta o segredo para conseguir manter o hábito da leitura: não se pressionar. Pedro acha fácil conservar uma rotina de leitura, justamente pelo prazer que proporciona. “Não me cobro, mas também é muito difícil eu passar um ano inteiro sem ler, por exemplo, como acontece com algumas pessoas. Não sou uma pessoa muito disciplinada em relação à leitura, acho que sou mais do tipo intuitivo. Eu sinto que tenho que ler, sinto saudades da sensação”, comenta o estudante.

Tem quem ache que a leitura é algo chato e sem sentido, mas como Pedro reforça: tem a leitura certa pra todo mundo. “Acho que chato é até possível que seja, mas isso depende muito do que você gosta. Às vezes as pessoas tomam uma experiência ruim como referência pra tudo. Agora, sem sentido é impossível. A gente está sempre lendo, seja um livro ou no feed do Instagram. Leitura é uma das bases da nossa racionalidade”, completa.

Então, está começando agora e quer estabelecer a leitura como um hábito prazeroso? Escolha assuntos que despertem sua curiosidade e admiração. Mas tenha calma e paciência, trace metas realistas e vá no seu próprio ritmo. Importante é lembrar que esse não é um hábito que nasceu com o ser humano, ele precisa ser estimulado e desenvolvido.

Dia do Leitor

Nesta quinta-feira, 07, comemora-se o Dia o Leitor. Além de celebrar aqueles que gostam de um bom livro, a data é um lembrete da importância de incentivar a leitura entre os jovens. Nesse sentido, a Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho, que tem quase 28 mil itens no acervo, realiza empréstimos de livros. Os sócios da unidade podem levar até três obras e a devolução ou renovação do empréstimo deve ser feita em até cinco dias. O cadastro é gratuito e o interessado deve apresentar as cópias do RG e/ou documentos dos responsáveis quando menor de idade, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência e a referência de duas pessoas.

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, é responsável por enviar livros e recursos para a biblioteca municipal. Além dos projetos de fomento à leitura praticados nas instituições de ensino, como o “Dia de ler todo dia”, a secretaria também cuida de todas as bibliotecas implantadas nas escolas da rede de ensino. Em 2020, adquiriu 100 novas bibliotecas, com títulos diversos da literatura nacional. São mais de 300 obras que fazem parte do acervo que destinado a crianças da educação infantil ao ensino fundamental.

“Sabemos da importância da leitura para o crescimento intelectual das crianças, jovens e adultos. É importante que a população saiba que há anos temos um espaço de aprendizagem da cultura e pesquisa, como a biblioteca municipal, que é aberta ao público. A leitura é uma rica fonte de conhecimento”, incentivou José Antônio Pereira, secretário de Educação.

Onde fica a Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho?

Rua São Domingos, nº 10 – Centro

Telefones: (99) 3523-0519 / (99) 98831-6357

E-mail: bpmosvaldof.carvalho@hotmail.com

 

*Com a colaboração de Sara Ribeiro

Educação