Educação

CRONOGRAMA

Mais de 12 mil alunos retomam experiências de aprendizagem na Educação Infantil a partir desta quinta-feira, 25

Aulas não presenciais para o Ensino Fundamental iniciarão dia 13 de julho

Publicado em: 24/06/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Mais de 12 mil alunos retomam experiências de aprendizagem na Educação Infantil a partir desta quinta-feira, 25

Escolas farão orientação das famílias sobre realização de atividades remotas com apoio de material didático. (Foto: Sara Ribeiro)

Em cumprimento às medidas de contenção da Covid-19, após férias antecipadas, as atividades educativas da rede municipal serão retomadas com proposta de interação por meio remoto. Metodologia e canais de interação com as famílias foram organizados mediante orientação dos conselhos Nacional e Municipal de Educação.

Conforme cronograma da Semed, nesta primeira etapa, escolas e creches municipais farão a orientação às famílias sobre realização de atividades remotas com apoio de material didático a partir desta quinta-feira, 25. Contato para envio de sugestões com atividades lúdicas para 12.212 alunos na faixa etária até cinco anos, será feito pelo aplicativo WhatsApp.

“A proposta elaborada pela equipe do setor de Educação Infantil oferece atividades que serão feitas em casa com acompanhamento dos professores e apoio do material didático entregue pelo Município. São sugestões organizadas em blocos por semana, de caráter lúdico, criativo e interativo, para serem realizadas com as crianças em casa, enquanto durar o período de emergência, garantindo, assim, atendimento essencial aos alunos e evitando retrocessos cognitivos, corporais (ou físicos) e sócioemocionais”, explica José Antonio Pereira, secretário municipal de Educação.

Conforme material apresentado aos professores, em forma de semanário durante capacitação realizada na semana passada, planejamento estabelece de 15 a 30 minutos para a realização da tarefa do dia.

“Pedimos o apoio das famílias nesse momento. Pois além da escola, as pessoas do convívio diário da criança também serão os facilitadores da aprendizagem nas atividades de contação de histórias, produção de desenhos, musicalização, jogos, e na utilização dos livros que foram entregues. Não estamos medindo esforços para garantir o bem-estar de nossas crianças enquanto o distanciamento social for necessário, e estamos trabalhando a todo vapor para proporcionar um retorno seguro às escolas a partir do segundo semestre”, ressalta o prefeito Assis Ramos.

As aulas não presenciais para mais de 43 mil alunos que estudam de 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental iniciarão dia 13 de julho por meio de uma plataforma virtual que está sendo licitada pela Prefeitura.

Educação