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Escolas recebem material didático específico para alunos com defasagem escolar

Projeto “Corrigir para Avançar – Correção de Fluxo” beneficia mais de 150 alunos

Publicado em: 25/03/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escolas recebem material didático específico para alunos com defasagem escolar

O projeto contempla 11 turmas no período da manhã e tarde (Foto: Sara Ribeiro)

Nove escolas da rede municipal de Ensino, que integram o projeto “Corrigir para Avançar – Correção de Fluxo”, da Secretaria Municipal de Educação, Semed, recebem desde a última quinta-feira, 25, material didático. Produzido pela equipe pedagógica do projeto, os livros contemplam mais de 150 alunos e abordam áreas específicas de linguagem e matemática.

Projeto exclusivo da Semed consiste em processos de ensino e aprendizagem para atender aos alunos com distorções de idade e ano de escolaridade. “É para aqueles alunos que não estão nas séries adequadas, devido a algum trauma ou fracasso sucessivo”, explicou a coordenadora Francisca Rita Leal Barroso.

Com proposta pedagógica diferenciada, o material didático foi produzido de acordo com as necessidades dos alunos. Os livros são custeados pela Semed, com impressão colorida e de alta qualidade. “Com ações de intervenção pedagógica é possível corrigir a defasagem escolar, evitar sucessivos fracassos, melhorar a autoestima do aluno e, principalmente, estimular a continuidade nos estudos desses alunos com dificuldade”, observou a secretária adjunta de Ensino, Nilcea Martinho.

Usando como parâmetro o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, o município de Imperatriz apresentava 22,5% de distorção idade-ano. Diante dessa estimativa, há dois anos o projeto ganha espaço nas unidades de ensino com objetivo de mudar a realidade desses alunos e, em consequência, melhorar indicadores.  

Assim como material didático específico, o projeto conta com professores exclusivos para as salas de correção de fluxo. Estes, recebem orientações, participam de formações continuadas e são altamente capacitados para exercício do magistério perante a aprendizagem defasada.

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