Educação

INCENTIVO

Mais de 80 pesquisas são apresentadas em mostras científicas

Alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental desenvolveram trabalhos durante todo o ano

Publicado em: 09/11/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Mais de 80 pesquisas são apresentadas em mostras científicas

Mais de 90 pesquisas foram expostas nos dois eventos. (Foto: Sara Ribeiro)

Nesta sexta-feira, 9, as Escolas Municipais Santos Dumont e Machado de Assis, realizaram Mostras Científicas.  Alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental apresentaram pesquisas desenvolvidas durante o ano. 

Com 80 trabalhos, os estudantes do Santos Dumont, abordaram assuntos sobre tecnologia, saúde, sociedade e meio ambiente. Em sua 5ª edição, a Mostra contou com apoio dos professores para incentivar contato com o universo científico.

Para a gestora da escola, Lenilda Costa, "estudantes aprendem com as pesquisas e compartilham com a sociedade o conhecimento adquirido, assim, ajudando na construção de um mundo melhor” – comenta.

Ela destaca ainda que, neste ano, houve um aumento no número de projetos. “Nos anos anteriores tínhamos uma média de 50 projetos. Por isso, estamos felizes em ver que muito mais alunos se empenharam em novas pesquisas. Mostra que estamos no caminho certo” – ressalta.

Os projetos foram avaliados por 10 convidados, entre estudantes universitários e profissionais ligados à área. Estudante de pedagogia Dinalva Marques, uma das avaliadoras, comenta sobre os trabalhos expostos. “Tenho visto que os alunos estão bem empenhados no desenvolvimento. São trabalhos bem feitos, apesar de que eles ainda não tenham base acadêmica, estão sendo trabalhos bem elaborados, boas produções e com bons resultados” - observa.

Dentre os trabalhos expostos, a estudante Ana Bárbara Sousa, estudante do 7° ano realizou sua pesquisa sobre o uso das agrotóxicos nos alimentos e sobre seus prejuízos para a saúde. “ Infelizmente a maioria dos alimentos que ingerimos no dia a dia tiveram contato com algum tipo de agrotóxico. Estamos aqui para mostrar os malefícios do uso desses recursos para a saúde e alertar a sociedade sobre a importância de buscar alimentos limpos”, destaca.

Já na 8ª edição da Mostra na Escola Machado de Assis, foi trabalhado o tema “Socializando Saberes”. Com 13 pesquisas sobre diversos assuntos, uma ganhou destaque sobre geração de energia elétrica através dos raios solares.

A professora de ciências Charlene Oliveira da Silva, orientadora dos alunos envolvidos na pesquisa, ressalta a importância do tema escolhido pelos adolescentes: “O tema energia solar está em foco em torno da sustentabilidade do planeta. Nossa região é rica em raios solares que tornou relevante a pesquisa, o que nos falta é informação sobre o uso dessa energia limpa” – salienta.

Mãe de aluno, Ana Célia dos Santos Bezerra, fez questão de acompanhar as atividades. “É importante a parceria entre a escola e a família, sobretudo em eventos que só estimulam o conhecimento mais aprofundado das crianças” - destacou.

Das 94 pesquisas expostas, oito delas serão avaliadas e selecionadas para apresentação na Mostra Científica Municipal, que será realizada no final de novembro, na Maçonaria Tupinambá Valente, Bairro Bacuri.

Educação