Educação

PESQUISA

Escolas municipais realizam mostras científicas

Trabalhos de pesquisas abordam sustentabilidade, tecnologia e inovação

Publicado em: 31/10/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escolas municipais realizam mostras científicas

Mais de 20 escolas realizam feiras de ciências, como pré-requisito para participação na II Mostra Cientifica Municipal. (Foto: Patrícia Araújo)

O Centro de Educação Municipal Madalena de Canossa, realizou nesta quinta-feira, 31, a IV Mostra Científica, Mostremmac, com tema “Bioeconomia, Diversidade e Riqueza para desenvolvimento sustentável”. Com 19 projetos científicos, as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental apresentam pesquisas realizadas durante o semestre à comunidade.

Com dois dias de evento, o primeiro dia promovido na quarta-feira, direcionado ao público da Educação Infantil, foram expostos trabalhos direcionados aos estudos matemáticos. Neste segundo dia, pesquisas que englobam assuntos sobre tecnologia, sustentabilidade, economia doméstica e outros, prendem a atenção dos visitantes pela criatividade e inovação.

Equipe do 9º ano, por exemplo, expôs o estudo “Tecnologia Inteligente para monitoramento da planta” com utilização de protótipo para irrigação automática de plantas. “Passamos por formações, com aulas ministradas por um técnico, que nos deu todo conceito básico para desenvolver um sistema de irrigação automática para plantas e grandes plantações. Esse estudo foi algo novo para nosso conhecimento e fonte renovadora de estudo”, declarou Gabriel Pereira de Sousa, aluno representante do grupo de pesquisa.

Protótipo de energia eólica, lixo orgânico, empreendedorismo a partir do lixo, também foram projetos destacados durante o evento. Para a escolha do tema abordado este ano, a instituição seguiu as orientações e o mesmo tema da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, do Ministério de Ciência e Tecnologia. Alguns pesquisas, pelo grau de complexidade e dedicação ao projeto, iniciaram desde o 1º bimestre, o que corresponde a quase 8 meses de estudos.

Uma das responsáveis pela organização e desenvolvimento da Mostra de Cientifica, a professora de Ciências, Samilla Rosana Moreira, afirma que a pesquisa vem mudando a realidade da instituição.  “A pesquisa científica aqui na escola se desenvolveu bastante, os alunos conseguem ter uma compreensão sobre todo método científico e a intenção é que saiam do Ensino Fundamental mais aptos à vida adulta”, destaca.

Participativa nos eventos da unidade de ensino, Noely Vieira de Lima, mãe da aluna Nívea Meneses do 6º ano, elogia os trabalhos. “É uma iniciativa muito boa para as crianças coloquem em prática seu estudos, pois se dedicam não só na escola, mas realizam a prática em casa. São ações que estimulam o conhecimento e minha filha consegue interligar e aplicar na vida e na rotina o aprendizado adquirido”, reforçou.

Mais de 20 escolas realizam feiras de ciências, atividade que serve de pré-requisito para participação na II Mostra Cientifica Municipal: pesquisadores do século XXI, que ocorrerá em dezembro. Outra escola a promover Mostra Científica foi a Escola Municipal Núcleo Santa Cruz, na Vila Lobão. Projetos sobre a Introdução das Tecnologias, uso dos jogos como instrumento na aprendizagem e reaproveitamento sustentável de pneus, este ultimo desenvolvido por alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) , estiveram entre os trabalhos expostos.

Educação