Educação

ÊXITO

Município ganha destaque nos serviços de Busca ativa escolar

557 alunos fora das salas de aula foram identificados e rematriculados na rede de ensino

Publicado em: 18/08/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Município ganha destaque nos serviços de Busca ativa escolar

Busca ativa em visita domiciliar. Atividades presenciais antes da pandemia. (Foto: Arquivo)

Na última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, foi reconhecida com certificação pelo Governo do Estado, pelo cumprimento com êxito das metas no processo de rematrícula na implementação da estratégia Busca Ativa Escolar.

“Trata-se de uma metodologia pela qual o Unicef e seus parceiros conectam os gestores de diferentes setores públicos, como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros, para a identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender”, explicou Valdina Aguiar, coordenadora do setor de Saúde e Prevenção nas Escolas.

Realizam esse trabalho no Município os setores da Semed de Acompanhamento Escolar e Saúde e Prevenção nas Escolas. Em conjunto integram a equipe intersetorial da Busca Ativa e trabalharam para que 557 alunos apontados no Censo Escolar que estavam fora das salas de aula fossem identificados e rematriculados na rede de ensino. Com isso, foi ultrapassando a meta indicada para Imperatriz, que sugeria o quantitativo de 530 alunos.

A Secretaria de Educação ficou responsável em adquirir dados para identificar, registrar, matricular e rematricular crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão. Dentre as atividades de identificação, a equipe também vai a campo, com visitas domiciliares para verificação dos casos.“Esse trabalho possibilita planejar, desenvolver e programar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar ”, finalizou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

Educação