Educação

INÍCIO

Tudo pronto para volta às aulas da rede municipal

Após planejamento e organização, escolas estão aptas para os 200 dias letivos

Publicado em: 19/01/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Tudo pronto para volta às aulas da rede municipal

Semed finaliza preparativos para começar ano letivo de 2018 (Foto: Edmara Silva)

Nesta segunda-feira, 22, a rotina nas escolas municipais de Imperatriz volta ao normal. Para atender aos mais de 43 mil alunos da rede pública de ensino, a Secretaria de Educação, Semed, finaliza os preparativos para o início do ano letivo de 2018, com organização estrutural das escolas, adequação de servidores e formação pedagógica para professores.

Cerca de três mil professores, coordenadores e gestores, das 149 escolas municipais, participaram do encontro pedagógico, realizado nos dias 17, 18 e 19, na Devry Facimp, para equipe da educação infantil e nas escolas municipais para o ensino fundamental, no intuito de planejar as ações a serem desenvolvidas e qualificar os profissionais. “Após termos realizado todo o planejamento, organizado as escolas e nosso pessoal, as escolas estão aptas para começar os 200 dias letivos na segunda-feira” - declarou o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

A Escola Municipal Profª Juracy A. Conceição, da educação infantil, será a única a não cumprir calendário escolar, mas por um bom motivo. Recém reformada e climatizada, a finalização da obra ocorreu na sexta-feira, 19, e foi necessário um prazo maior para equipe de limpeza deixá-la em ordem. “Os pais estão todos informados do adiamento das aulas, porque além de lavar e arrumar precisamos deixar o ambiente decorado para receber nossas crianças. As aulas começam na quinta-feira, 25” – informou a gestora, Sandra Farias.

Além dela, outras duas unidades de educação passam por reforma, com melhorias na pintura e instalações elétricas, com investimento da receita municipal. São as Escolas Municipais Maria das Neves e Jackson Lago, no Bairro Alto Bonito, com prazo para conclusão na sexta-feira, 26, mas que não afetará o início das aulas.

Como parte do planejamento de garantir a qualidade na educação, a Semed está com processo seletivo para contratação temporária de professores e cargos administrativos em andamento, que irá atender as necessidades dos alunos. No próximo domingo, 21, será realizada a última etapa de provas objetivas  com divulgação do resultado final do certame, em 26 de janeiro.

“A aplicação das provas foi dividida em três etapas em razão do elevado número de inscritos. Já ocorreram as dos professores e no próximo domingo mais 1.048 candidatos realizam as provas para zelador e assistente administrativo e na última fase será a aplicação da prova prática com os candidatos para intérprete de libras e braile, na próxima semana” – explicou a secretária adjunta de educação, Genilza Sipião.

Fardamento – De acordo com o secretário de Educação, os uniformes escolares serão entregues até o final do primeiro semestre, devido ao tempo do processo licitatório, já em andamento na Comissão Permanente de Licitação, CPL. Serão confeccionados mais de 43 mil kits do vestuário e entregues gratuitamente aos alunos da Rede.

Educação