Educação

VOLTA ÀS AULAS

Prefeitura garante aulas não presencias para quase 12 mil alunos da Educação Infantil

Aulas e atividades pedagógicas são disponibilizadas via aplicativo de mensagens

Publicado em: 14/07/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura garante aulas não presencias para quase 12 mil alunos da Educação Infantil

Ações diárias são planejadas pelas professoras e enviadas para as famílias (Foto: Arquivo)

Como estratégia para retomar a rotina educacional dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Semed, desde o dia 25 de junho, adotou atividades remotas para o público da Educação Infantil. Gestores, professores e toda a comunidade escolar foi mobilizada para as vivências dessa nova realidade de interação entre professor e aluno.

Formação dos professores e entrega dos livros didáticos foram as principais ações tomadas pela Secretaria, já para esse retorno. Além disso, buscou-se estreitar, ainda mais, a parceria com as famílias, fundamental nesse momento de pandemia de Covid-19 e estudos em casa, para iniciar a metodologia de semanários e assim, a volta gradativa por meio digital com uso de aplicativo de mensagens.

“Toda semana as professoras planejam as ações diárias e enviam para as famílias as propostas e sugestões de recursos pedagógicos que devem ser utilizados nas aulas. São produzidos vídeos com orientações e atividades lúdicas, contemplando a contação de história e brincadeiras” detalhou o secretário de Educação e Administração, José Antonio Pereira.

Público de quase 12 mil crianças, a Educação Infantil atende alunos de até 05 anos. O aplicativo de mensagens foi o recurso ideal para utilização das famílias, uma vez que em todas as casas há, ao menos, um celular com acesso à internet e com o recurso baixado.

“Começamos com a educação infantil, porque entendemos a importância de promovermos o fortalecimento dos vínculos, as relações de afeto entre professor e aluno e em dar continuidade as múltiplas experiências de aprendizagem. Queremos agradecer a participação efetiva das famílias, que vem sendo fundamental para o sucesso da nossa proposta pedagógica”, ressaltou o prefeito Assis Ramos.

Para Larice Feitosa da Silva, mãe de aluna, é um novo momento de aprendizado da criança junto à família e professores. “Estou acompanhando todo o processo, gostando demais do material didático que foi disponibilizado pela Secretaria, inclusive do material da família, além do apoio e acompanhamento da Creche. Minha filha já se adaptou e estamos conseguindo ter a rotina de estudos”, frisou.

Educação