Educação

INAUGURAÇÃO

Prefeitura inaugura Escola Adalberto Franklin no Residencial Dom Affonso

Com grande procura por vagas pelas famílias, unidade será ampliada

Publicado em: 17/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura inaugura Escola Adalberto Franklin no Residencial Dom Affonso

491 alunos já começam as aulas nesta segunda-feira, 19 (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

Durante grande festa, com milhares de pessoas, a Prefeitura entregou à população do grande Bom Jesus, Escola  Municipal Adalberto Franklin Pereira de Castro, neste sábado, 17. Implantada no Residencial Dom Affonso Felippe Gregory, o empreendimento irá atender 491 alunos.

Unidade escolar conta com espaço novo, climatizado, seis salas de aula, setor administrativo, biblioteca, laboratório de informática, área de recreação e banheiro com acesso. “Muitas pessoas não acreditavam nesse projeto. Mas estamos aqui inaugurando a escola com recursos próprios, coisa que não é fácil numa época que os recursos estão escassos em todo o país. Mas a educação é muito importante, porque é o instrumento de melhoria. Aqui no bairro ainda temos outra escola de modelo Proinfância e é nosso compromisso terminá-la”, destacou o prefeito Assis Ramos.

Toda estruturada, a instituição de 900m², recebeu mobiliários, equipamentos e as aulas começam nesta segunda-feira, 19. “A expectativa é de servir essa comunidade da melhor forma possível, desenvolvendo a aprendizagem das crianças e conservação desse espaço, que é um presente”, observou Arlete Porfírio, gestora da instituição.

A comunidade aguardava ansiosa pelo espaço, para diminuir a distância que as crianças enfrentavam para outras nove instituições de ensino. O deslocamento era realizado com transporte escolar disponibilizado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. “Mesmo com dois cuidadores no ônibus, ainda tinha medo com relação à segurança, do meu filho perder o horário. Agora vai facilitar, melhorar a rotina e ficar mais perto de casa”, frisou Agnete da Silva Araujo, mãe de aluno que estudava na Escola Paulo Freire. 

Durante o evento, uma boa notícia foi anunciada pelo Prefeito, a ampliação da unidade de ensino. “Com a grande procura por vagas pelas famílias, o Prefeito Assis Ramos autorizou a ampliação da escola, com a construção de mais um bloco no terreno ao lado que também é nosso. Mais um presente para nossas crianças”, revelou o secretário de Educação, Josenildo Ferreira. 

Filho do homenageado, Marcos Vinício de Sousa Castro, agradece a gestão Municipal pelo reconhecimento. “Para nós é motivo de muita alegria prestigiar a inauguração dessa obra que leva o nome do meu pai, uma pessoa que dedicou sua vida pela busca do conhecimento, a serviço da nossa cidade, contribuindo para o desenvolvimento da educação.  É uma forma de reviver o legado deixado por ele". 

Homenagem - O nome escolhido para a escola do Residencial Dom Affonso, se deu como forma de homenagem a Adalberto Franklin, jornalista provisionado, editor dos jornais Sinais dos Tempos, O Progresso e Portal 21, redator de telejornais da TV Mirante e colunista do jornal O Estado do Maranhão. Na administração pública exerceu os cargos de secretário de Comunicação da Prefeitura de Açailândia; presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI); secretário de Desenvolvimento Econômico e da Gestão Pública. recebeu da Câmara de Vereadores de Imperatriz a Comenda Barão de Coroatá, por relevantes serviços prestados à cultura local; em 2012 recebeu os títulos de Cidadão Imperatrizense e, foi agraciado pela Assembleia Legislativa, com o de Cidadão Maranhense. Fundou a Ética Editora, pela qual publicou cerca de 700 títulos. Foi membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras – AIL ocupando a Cadeira 20 que tem como patrono Dunshee de Abranches. Faleceu no dia 2 de março de 2017, em Imperatriz.

 

Educação