Educação

ENERGIA

Prefeitura instala subestação própria em escolas

Medida garantirá eficiência energética nas instituições climatizadas

Publicado em: 06/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura instala subestação própria em escolas

Nesta quinta-feira, 06, a Escola Castro Alves I, na Vila Lobão, os equipamentos da subestação foram instalados (Foto: Edmara Silva)

Com a climatização das escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Imperatriz adquiriu cinco subestações de energia, composta por transformador, poste e padrão trifásico, que beneficiarão as instituições com déficit de carga energética. Nesta quinta-feira, 06, a Escola Castro Alves I, na Vila Lobão, recebeu a instalação desses equipamentos.

“Com salas todas climatizadas a escola apresentou a necessidade da mudança de padrão. Com a aquisição dessas subestações de 112,5 KVA evitará queda de energia, energia fraca e até mesmo queima de equipamentos”, esclareceu o secretário de Educação, Josenildo Ferreira.

Custeado pela gestão municipal, o investimento da Secretaria Municipal de Educação, Semed, está orçado em R$ 29.600,00 cada. Esse procedimento se faz necessário em vista que a Companhia Energética do Maranhão, Cemar, não atende esse tipo de serviço e as instituições precisam de transformador próprio.

A segunda subestação foi destinada para atendimento das escolas em construção do bairro Bom Jesus, já com essa exigência inclusa em projeto. Atenderá duas unidades, tanto a de educação infantil modelo proinfância, quanto a de ensino fundamental. Esta, inclusive, a obra também é oriunda de recurso do tesouro municipal, com previsão de entrega à população no início do segundo semestre.

Durante o recesso letivo de julho a Escola Marly Sarney, na Vila Redenção, passará por reforma, com manutenção do telhado, instalações elétricas, mudança de padrão para trifásico, forro e climatização. Será a terceira a receber transformador próprio. 

As outras duas peças restantes a Semed analisa necessidade de demanda. Como o projeto é climatizar todas as escolas, a medida que houver apontamento dessa carência, os equipamentos serão utilizados.

Educação