Educação

TV EDUCAITZ

Prefeitura lança programação em TV aberta para alunos da rede de ensino

Canal foi ao ar pelo canal 7.2 com 13 horas de programas

Publicado em: 19/07/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura lança programação em TV aberta para alunos da rede de ensino

A Semed enviará para as escolas os horário de aulas para que as famílias sejam informadas e os alunos possam participar efetivamente desse processo educacional via TV aberta. (Foto: Divulgação)

Agora a rede municipal de ensino de Imperatriz tem nova fermenta pedagógica, que veio para auxiliar no processo educacional de 45 mil alunos. Foi lançada na última sexta-feira (16), no aniversário da cidade, a TV EducaItz. O start foi dado pelo prefeito Assis Ramos, durante transmissão ao vivo da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Coêlho Brandão.

Com programação educativa e de caráter institucional em TV aberta, via canal 7.2, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), produziu 13 horas de veiculação de programas com videoaulas, divididas em 3 blocos, um por turno, de domingo a domingo.

Implantada no período de férias, a TV EducaItz segue grade especial com uma abordagem lúdica sobre diversos temas do currículo escolar. “São programas sobre curiosidades, dicas, contação de histórias, oficinas sobre as Olimpíadas de Língua Portuguesa e matemática. Um resumo do 1º semestre, proporcionando as crianças um período construtivo nesses 15 dias de férias, tudo de acordo com os documentos oficiais e orientações do MEC”, esclarece Jose Antonio Pereira, secretário de Educação.

A iniciativa está amparada pelo decreto nº 10.312, de 4 de abril de 2020, que orienta a ampliação, “temporariamente, o escopo de multiprogramação com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial, em razão da pandemia da Covid-19.” Fonte: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.312-de-4-de-abril-de-2020-251139882)

Além da participação dos professores e interpretes de Libras do quadro efetivo da Educação, a TV conta com a colaboração do Conservatório de Música de Imperatriz, que aos intervalos mantém o quadro “Hora de Cultura”, exibindo peças teatrais, apresentações musicais, etc.

Vale ressaltar que a TV é um passo importante para complementar a plataforma virtual implantada ainda em 2020. “Com a necessidade de implantar o ensino remoto e em seguida o ensino hibrido, com abordagem pedagógica que envolve momentos presenciais e à distância, nossa iniciativa permitirá desenvolver atividades que devem ser complementares, de modo a favorecer o desenvolvimento do estudante, a personalização da aprendizagem e a promoção de sua autonomia”, destacou Assis Ramos.

Com o retorno das aulas em 03 de agosto, as inserções dos programas serão divididas por série, com Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, no período matutino; de 6º ao 9º no período vespertino, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) noturno.

A Semed enviará para as escolas os horário de aulas para que as famílias sejam informadas e os alunos possam participar efetivamente desse processo educacional via TV aberta.

Educação