Educação

SIMULADO

Prefeitura avalia desempenho de alunos dos Anos Iniciais

Ação faz parte do projeto “Melhor ensino maior Ideb”, iniciado em 2017

Publicado em: 15/08/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura avalia desempenho de alunos dos Anos Iniciais

Mais de três mil alunos, com turmas da zona rural e urbana, participarão do simulado (Foto: Sara Ribeiro)

Alunos das turmas do 4º ano, do ensino fundamental, da rede municipal de ensino de Imperatriz, realizam nesta quarta-feira, 15, e quinta-feira, 16, simulados de língua portuguesa e matemática para avaliação de desempenho. Iniciativa faz parte do projeto “Melhor ensino maior Ideb", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, ainda no ano passado, como preparatório dos estudantes para a Prova Brasil.

Com envolvimento de mais de três mil alunos, incluindo 115 turmas da zona urbana e mais 15 da zona rural, teste propiciará ao professor diagnosticar o grau de aprendizagem dos estudantes nas disciplinas envolvidas. A partir dos resultados, terá tempo para realizar as intervenções necessárias na turma, identificar aqueles que ainda precisam avançar e redirecionar seu planejamento.   

“Este ano, nosso objetivo foi trabalhar o projeto com os professores do 4º ano para deixarmos nossos alunos ainda mais preparados, porque em 2019 será novamente momento avaliativo para o 5º ano com a Prova Brasil. Assim, fizemos formação com os professores, estamos preparando os alunos de forma antecipada” – explicou a coordenadora do departamento dos Anos Iniciais, Rinalva Sales de Oliveira.

O secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, observa que com a continuidade do projeto, a Semed terá mais controle de como os alunos estão em nível de aprendizagem, saindo do 4º para o 5º ano. “Precisamos acompanhar e fazer as intervenções necessárias para alcançarmos melhores pontuações na Prova Brasil, uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação, como parâmetro para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb”- destacou.

Sobre a elaboração do simulado, a equipe do Setor dos Anos Iniciais, foi a responsável, sendo acompanhado pela secretária adjunta de educação, Genilza Sipião. Já a aplicação, além da participação dos organizadores, contou com apoio das coordenações pedagógicas escolares na aplicação em locais diferentes dos seus postos de trabalho e mais da equipe técnica da Semed.

O resultado final dos testes será divulgado às escolas no prazo de até 30 dias. Esse tempo, de acordo com a organização, é necessário para as devidas correções e tabulação das informações turma por turma.

IDEB - Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil é uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, eles informam sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A partir das informações da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

As médias de desempenho também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

Educação