Educação

AULA INAUGURAL

Professores participam de cursos ofertados pelo Siadi

Cerca de 250 pessoas estão matriculas em 10 turmas de Libras e Braille

Publicado em: 21/02/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Professores participam de cursos ofertados pelo Siadi

(Foto: Assessoria)

O Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade, Siadi, realizou na segunda-feira, 19, aula inaugural das turmas do 1º semestre dos cursos de Libras e Sistema Braille nível básico, intermediário e avançado. Além das boas vindas, os cursistas receberam orientações sobre a importância do estudo da Língua de Sinais e Sistema Braile para profissionais da educação no favorecimento da inclusão de pessoas com deficiência.  

Com aproximadamente 250 matriculados em 10 turmas, as aulas são descentralizadas e ocorrem além do Siadi, na Secretaria Municipal de Educação e na Associação de Moradores do bairro Conjunto Vitória.  Com duração de 120 horas, aulas ocorrem nos turnos matutino, vespertino e noturno. O público prioritário são os professores da rede de ensino, com 15% das vagas destinadas à comunidade.

 “Os cursos também têm caráter inclusivo, pois não é especifico só para professores. Além da comunidade em geral, as pessoas com deficiência também podem participar, inclusive temos uma pessoa com transtorno do espectro autista”, informou a coordenadora do Siadi, Leila Lopes.

Siadi – Setor de apoio às escolas da rede municipal de educação, para alunos com deficiência intelectual; física; múltiplas; surdez; cegueira; baixa visão; transtornos desintegrativos da infância (Psicose Infantil); Autismo Infantil; Síndrome de Asperger e ainda Altas Habilidades e/ou Superdotação; atua na identificação, orientação, avaliação e encaminhamentos para serviços especializados.

Composto por equipe multidisciplinar com psicólogo, fisioterapeuta, pedagogo, assistente social, fonoaudiólogo; realiza Atendimento Educacional Especializado (AEE) e oferece no contra turno 23 salas de recurso, que viabilizam a inclusão na escola regular e encaminha profissionais cuidadores, ledores e intérprete de libras às escolas.

Única na região, o Siadi conta com a Biblioteca para pessoas com deficiência visual Louis Braille, com atendimento aos alunos e comunidade.

Educação