Educação

CAPACITAÇÃO

Profissionais da EJA recebem formação sobre Currículo

Iniciativa contempla 114 profissionais com sugestões para o trabalho em sala de aula.

Publicado em: 29/08/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Profissionais da EJA recebem formação sobre Currículo

Objetivo é propiciar o planejamento articulado entre as escolas e garantir flexibilidade nas ações. (Foto: Joceir Júnior)

Equipe da Secretaria de Educação, Semed, realizou nesta quarta-feira, 28, o terceiro encontro de capacitação dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, EJA, na rede municipal. Elaborado pelas equipes técnicas da EJA e Anos Iniciais e Finais do ensino regular, programa de qualificação em serviço contempla 114 profissionais com sugestões para o trabalho em sala de aula, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC e o Documento Curricular do Território Maranhense. 

Evento realizado na Escola Municipal Frei Manoel Procópio, no Centro, formação foi dividida nos quatro macro campos que compõem o currículo nas modalidade de ensino dos Anos Iniciais/globalizado; Matemática e Ciências; Linguagens/Português e Inglês; e História e Geografia.

De acordo com a proposta do programa, objetivo é propiciar o planejamento articulado entre as escolas e garantir flexibilidade nas ações. "A cada etapa, os professores trazem relatos de experiências planejadas no encontro anterior, e elaboram coletivamente as atividades a serem realizadas com os alunos. É importante ressaltar que aqui discutimos sugestões com base nos documentos oficiais, mas os professores têm liberdade para adequar às suas aulas", explica Ana Meires Pereira, coordenadora da EJA na rede municipal.

Além dos professores e formadores, encontro contou com a participação dos supervisores e coordenadores que trabalham nas 22 unidades que ofertam a EJA na cidade. "Devido à rotina de trabalho, é muito importante que a Secretaria proporcione esses momentos para discussão de propostas, compartilhamento de experiências e a interação entre os professores. Com calendário de encontros bimestrais, o trabalho nas escolas torna-se mais produtivo", ressalta o pedagogo Carlos Humberto, coordenador da Escola Madalena de Canossa.

Secretário de Educação Josenildo Ferreira, incentivador das ações de fortalecimento da educação, destaca a importância das qualificações. “É necessário ofertarmos as formações para aprimorar as habilidades dos profissionais em seus campos de atuação", frisou.

Ação contou com a participação do Conselho Municipal de Educação. "Estamos acompanhando a reformulação do currículo da EJA com a inclusão dos cursos profissionalizantes na grade curricular, bem como todo o trabalho da rede municipal. Esses projetos têm o objetivo de garantir não apenas formação básica, mas dar o suporte mínimo para que esses jovens ingressem e progridam na carreira profissional", observa Francisco Silvestre, presidente do CME.

Educação