Educação

SUSTENTABILIDADE

Projeto de horta educativa fomenta alimentação saudável para alunos de escola municipal

​​​​​​​Estudantes do 3º ano do ensino fundamental realizam cultivo de hortaliças

Publicado em: 28/05/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Projeto de horta educativa fomenta alimentação saudável para alunos de escola municipal

Os projetos de horta enriquecem, ainda mais, o cardápio da merenda escolar (Foto: IMADRONEBR)

Com projeto “Educando com a horta na escola: aromas, cores e sabores”, Escola Municipal Santa Maria, na Nova Imperatriz, incentiva alimentação saudável dos alunos, com cultivo de hortaliças. Nesta terça-feira, 28, turma do 3º ano do ensino fundamental iniciou mais uma etapa de plantação, desta vez com a folhagem alface. Implantado desde o ano passado, o projeto possui espaço reservado na lateral da unidade, aproveitando a área disponível como canteiro.

De acordo com a gestora da instituição, Maria Vieira Farias, trata-se de uma iniciativa que envolve toda a escola. “Objetiva a promoção da alimentação saudável, da interdisciplinaridade em sala de aula e o fomento a valorização da terra e do meio ambiente”, revelou.

Colocado em prática desde 2018, o “Horta na escola”, iniciou com cultivo de plantas ornamentais, com os próprios alunos garantindo as sementes e o cuidado com as plantas. Após a primeira experiência de sucesso foram incluídos o cultivo de hortaliças como alface, rabanete, couve, cenoura, tomate, cheiro verde, salsa, coentro e hortelã.

Inserido no cardápio alimentar das escolas, as folhagens como alface, cheiro verde e couve, são itens adquiridos da agricultura familiar. Com os projetos de horta, esses itens plantados enriquecem ainda mais o cardápio da merenda escolar.

Suelem Freiras de Queiroz, nutricionista, responsável técnica pelo departamento de nutrição da Secretaria Municipal de Educação, elogia a iniciativa. “Fomenta nos alunos a importância da alimentação saudável, com consumo de folhagens livre de agrotóxicos, na alimentação balanceada, rica em fibras, contém betacaroteno, vitamina B1, B2, folato, vitamina C e também dos minerais cálcio, ferro e potássio”, explicou.

Educação