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Projeto "Ler, Escrever e Pensar" premia alunos de escolas públicas

Estudantes receberam notebook, tablet e smartphone

Publicado em: 30/11/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Projeto "Ler, Escrever e Pensar" premia alunos de escolas públicas

Premiações foram notebook, tablet e smartphone, para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. (Foto: Sara Ribeiro)

Solenidade de encerramento e premiação do projeto “Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar”, ocorreu nesta sexta-feira, 30, no auditório da Faculdade de Educação Santa Teresinha, FEST. Promovido pelo Ministério Público Estadual do Maranhão, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Semed, foram premiados alunos com os melhores resultados na produção textual, atividade proposta para culminância do projeto. Premiações foram notebook, tablet e smartphone, para 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente.

Evento contou com participação do promotor de Justiça, Marco Antônio Amorim, que representou o procurador geral de Justiça do Maranhão, Luis Gonzaga Martins Coelho; dos promotores Alenilton Santos, Maria José Lopes Correia, da comarca de João Lisboa e idealizadora do projeto; do secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, também representando o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; da gestora regional de Educação, Orleane Evangelista Santana, da secretária adjunta de Ensino, Nilceia Martinho, e representando o poder legislativo, a vereadora Fátima Avelino (MDB).

De acordo com o promotor, Alenilton Santos, além de tornar realidade, objetivo do projeto é de instigar os estudantes a prática da leitura, produção textual, pensamento crítico, conscientização de instrumento de transformação e aprofundar debate sobre ética.

“Tratando um tema importante e caríssimo à sociedade, a ética, falando não só sobre a importância, mas pedindo aos alunos que levassem esse debate para casa, para sua família e para toda a sociedade. Houve uma adesão forte por parte dos alunos, dos gestores, professores” – destacou.

Já na terceira edição, projeto estimulou leitura e produção textual de estudantes da rede pública municipal e estadual, com base no livro “Ética e Vergonha na Cara, dos autores Mário Sérgio Cortella e Clóvis de Barros Filho. Atividade envolveu unidades de ensino, com participação de 48 escolas municipais da zona urbana e mais 12 da educação no campo, totalizando 60 turmas de 9º ano do ensino fundamental. Dentre as ações realizadas, ocorreram palestras, ministradas pelos promotores de justiça e formação para os professores.  

As três melhores produções escolhidas foram dos estudantes, Vanessa Vilarins Gomes, Escola Lago dos Cisnes, Maria Victoria Lima Sousa, Escola Renato Cortez Moreira e Pedro Vinicius Alves Sousa, Escola Maria Evangelista. Após avaliação, Escola Madalena de Canossa recebeu reconhecimento de "Escola nota 10".

Maria Vitória Lima, uma as vencedoras, ficou em 2° lugar, elogia ação. “Projeto foi importante e acredito que para todos os envolvidos também, pois foi o meio pelo qual nos conscientizamos sobre alguns atos incorretos que nos fez levar para a prática tudo que aprendemos.”

Pedro Vinícius Alves garantiu 3° lugar com a redação. “Geralmente não abordamos assuntos tão aprofundados como foi com esse projeto, falando sobre a ética, onde além de observar, também pode auxiliar na formação do nosso caráter” – destacou.

O secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, revela que o projeto é de interesse da rede municipal. “No início da gestão Assis Ramos, já pactuados o projeto para os quatro anos da gestão, ou seja, já vislumbramos a importância que teria, da repercussão positiva. O jovem é movido pela competição natural. Quando você traz um projeto como esse aguça o interesse e melhora o desempenho dos alunos” – finalizou.

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