Educação

ESTUDOS

Provas do concurso da Prefeitura movimentam Biblioteca Municipal

O local possui salas climatizadas e internet liberada

Publicado em: 24/01/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Provas do concurso da Prefeitura movimentam Biblioteca Municipal

Vários utilizadores recorrentes do local conseguiram aprovação em vestibular ou concursos públicos. (Foto: Ariel Rocha)

Neste domingo, 26 de janeiro, ocorrem as provas do concurso público da Prefeitura de Imperatriz das áreas da administração, procuradoria e instrutor/interprete de Libras. Nas semanas que antecedem o certame, a Biblioteca Municipal Professor Osvaldo Ferreira de Carvalho funcionou em horários especiais, para melhor atender os concurseiros que frequentam o local no intuito de realizar seus estudos.

Com uma média de 30 visitantes por dia, o funcionamento normal é das 8h às 18h. Porém, a ocasião permitiu via ofício enviado à Secretária de Educação, Semed, que o funcionamento se estendesse até às 22h.  Além das salas climatizadas e do grande acervo de material para consulta e empréstimo, que abarca cerca de 28 mil itens catalogados, a biblioteca conta com internet grátis liberada para os frequentadores.

O advogado e concurseiro, Carlos Alberto Vieira Ribeiro, é um frequentador assíduo há dois anos. Ele explica que o ambiente do local é bastante propício para os estudos, um fator essencial para a fluidez dos aprendizados. “Aqui é bom, silencioso e climatizado, o que garante um melhor aproveitamento dos estudos. Gosto por ser tranquilo e a receptibilidade dos funcionários para com todos é de fato um diferencial”, comentou.

Carlos, que fará uma das provas no domingo, ressalta que além dos materiais e estrutura adequada, a internet liberada é um fator primordial para quem utiliza as salas de estudos. “O WiFi liberado é muito importante para mim e meus outros colegas que aqui estudam. Também trago meus materiais próprios, mas aqui tem obras do Direito, que são bastantes úteis”, acrescentou.

A coordenadora da biblioteca, Ivalnilde Barbosa de Sousa, afirma que vários utilizadores recorrentes do local conseguiram aprovação no vestibular ou em concursos públicos. Para ela, isso é uma satisfação enorme para equipe e poder público. “Não apenas os alunos das escolas municipais nos visitam, mas temos um fluxo constante de estudantes que se atraem pelo ambiente, que é conveniente para estudar”, declarou.

Se deseja utilizar o espaço para realizar seus estudos, basta comparecer à biblioteca pública durante seu horário de funcionamento, que já voltou ao normal. Para fazer empréstimos, basta efetuar o cadastro gratuito, com os documentos necessários. São eles: RG, documentos dos responsáveis quando menor de idade, duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência e referência de duas pessoas. A devolução deve ser feita em até cinco dias.

Educação