Educação

OBRA

Secretário de Educação negocia com FNDE retomada da creche no "Sebastião Régis"

Município já executou terraplanagem e construção do muro. Continuação da obra depende de liberação de recursos pelo Governo Federal

Publicado em: 18/11/2017 por Kayla Pachêco

Secretaria de Educação

Secretário de Educação negocia com FNDE retomada da creche no "Sebastião Régis"

Equipe da Semed esteve em Brasília, no início da semana, para cobrar liberação de recursos do FNDE (Foto: Assessoria)

A equipe da Secretaria Municipal de Educação cumpriu agenda em Brasília, na segunda-feira, 13, para negociar junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o destravamento dos processos de financiamento para construção de unidades escolares em Imperatriz.

O secretário Josenildo Ferreira esteve reunido com o setor técnico do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) para comprovar o cumprimento de todas as etapas de responsabilidade do Município, na execução de obras como a da unidade ProInfância, em andamento no Residencial Sebastião Régis.

Ele ressalta que, em abril, foi dada a ordem de serviço para construção do projeto convencional tipo II para atender até 188 crianças, na faixa etária de zero a cinco anos, e contemplar as famílias que passaram a morar no local há pouco mais de 10 meses.

“Toda a parte de responsabilidade do Município já foi executada, incluindo a terraplanagem, muro de arrimo para evitar erosão, e o muro que cerca a obra. Porém, até a presente data, o FNDE não liberou nenhuma parte do recurso previsto, motivo pelo qual nos dirigimos até Brasília para comprovar com documentos e pelo próprio sistema do Simec, que todas as etapas já realizadas foram informadas ao órgão em tempo hábil” - explicou o secretário de Educação.

A demora foi justificada pelos técnicos do órgão e relatados os motivos que as obras se encontram bloqueadas pelo sistema do FNDE: “Fazendo monitoramento à distância, foi verificado que desde o ano passado, todas as obras que não estavam sendo alimentadas com vistorias periódicas de 15 em 15 dias, foram consideradas paralisadas e no intuito de conter custos, por conta própria bloquearam a liberação de recursos” - detalha Josenildo. Ele enfatiza que, desde janeiro, a atual gestão tem solicitado ao órgão financiador a liberação dos recursos, porém até o momento sem êxito. “Por isso viemos pessoalmente tratar desse desbloqueio para agilizar a construção” - afirma.

Como resultado da visita, o FNDE se comprometeu a reanalisar o processo para garantir a continuidade do projeto de construção da creche o mais breve possível.

Andamento - Na pauta da reunião, também foi cobrada a liberação de recursos para as demais obras que estão sendo realizadas em Imperatriz, como as unidades do Residencial Dom Afonso Felipe Gregory, no Bom Jesus; Itamar Guará ; Vale do Sol; Canto da Serra I; Canto da Serra II; além do repasse ainda pendente da quadra da Escola José de Queiroz, no valor superior a R$ 150.000,00. De acordo com o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, foi marcada nova audiência para o dia 4 de dezembro, na presidência do FNDE, para "continuar as tratativas de liberação de todas as obras do município".

Educação