Educação

AVALIAÇÃO

Semed aplica o método avaliativo Indique nas escolas de Educação Infantil

Processo autoavaliativo conta com apoio dos pais e responsáveis

Publicado em: 13/06/2019 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed aplica o método avaliativo Indique nas escolas de Educação Infantil

O relatório com os resultados será enviado ao Ministério de Educação, Mec (Foto: Edmara Silva)

Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Semed, está aplicando em 25 instituições de pré-escolas e creches os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique). Trata-se de um método avaliativo das unidades de ensino, realizada com participação dos pais e responsáveis dos alunos. Na terça-feira, 11, foi a vez da Escola Municipal Santa Maria participar da autoavaliação.

O Indique propõe avaliar sete dimensões como: Planejamento institucional; Multiplicidade de experiências e linguagens; Interações, Promoção da saúde; Espaços, materiais e mobiliários; Formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.  “Com avaliação de vários critérios é possível perceber até que ponto o município está prestando boas condições para o exercício de educar, se nossas creches estão bem ou não, e qual indicador precisa melhorar”, destacou a coordenadora Lana Zuza.

Com apoio da escola que organiza esse momento, os pais podem votar nas dimensões apresentadas, utilizando placas com cores, representadas pelo verde, amarelo e vermelho. A utilização do verde significa que para o quesito exposto a escola vai bem, para o amarelo que precisa de atenção e o vermelho que precisa melhorar.

Ao concluir todas as escolas, a Semed consolidará os resultados do Indique, com análise e relatório do diagnóstico. Nesse documento constará as dificuldades encontradas e os pontos positivos. O relatório com os resultados será enviado ao Ministério de Educação, Mec.  

Sempre presente nas atividades escolares, a mãe de aluna, Camila Cristina da Silva Costa, elogia a iniciativa. “Achei importante esse momento, pois estamos colocando tudo aquilo que achamos que está certo ou não. É muito bom esse momento de estar avaliando a escola, os itens como segurança e alimentação”, afirmou

Educação