Educação

AVALIAÇÃO

Simulado avalia rendimento de alunos da rede municipal

Além de observar evolução de conhecimentos adquiridos durante o ano letivo, prepara estudantes para avaliações externas

Publicado em: 08/11/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Simulado avalia rendimento de alunos da rede municipal

Mais de 3 mil alunos participaram de simulado de avaliação de aprendizado (Foto: IMADRONEBR)

Durante dois dias, 7 e 8 de novembro, Secretaria Municipal de Educação, Semed, aplicou simulado nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Foram 47 escolas da zona urbana e rural, com mais de 3 mil estudantes participando do teste. Aplicado sem o prévio conhecimento do aluno, objetivo é avaliar os conhecimentos adquiridos durante o ano para otimizar planejamento e preparar para avaliações externas.

Eles tiveram 50 minutos para resolução do caderno de provas, com 30 questões de cada disciplina e 15 minutos para preenchimento do cartão-resposta. Avaliações foram aplicadas pela equipe técnica da Semed e coordenadores pedagógicos das escolas. 

Estudante da Escola Santos Dumont, André Luis Silva, afirma que ação foi uma surpresa. “Não estávamos esperando, a diretora explicou que era realmente pra ver como estava nosso rendimento. Mas gostei, porque já é um preparatório para fazer seletivos e o simulado ajuda a preparar e treinar gabarito” – comenta.

Ações como essa fazem parte do Projeto “Melhor Ensino Maior Ideb”, que desde 2017 é desenvolvido pela coordenação do Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, em toda a rede de ensino. São atividades que perpassam desde a formação continuada dos professores, aplicação dos simulados, diagnóstico do resultado e práticas pedagógicas de correção e planejamento de ações de melhoria de resultados para diagnósticos não satisfatórios. 

Além disso, trata-se de uma estratégia para melhorar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município,IDEB, obtido através da prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação, MEC, a cada dois anos. 

Resultados do simulado serão divulgados aos professores no dia 25 de novembro. “A correção foi realizada pelo próprio aplicador. Estamos na etapa de revisão e tabulação e queremos até dia 25 de novembro fazer devolutiva do resultado diretamente aos professores dos respectivos componentes curriculares e divulgação do gabarito” – informou a coordenadora dos anos finais, Maria Elinete Gonçalves.

Educação