Educação

EDUCAÇÃO

Semed entrega material didático ao Programa de Correção de Fluxo

Reforço proporciona desenvolvimento educacional de crianças e jovens

Publicado em: 19/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Semed entrega material didático ao Programa de Correção de Fluxo

Alunos do projeto de Correção de Fluxo recebem material didático (Foto: Joceir Júnior)

Mais de 200 alunos atendidos no Programa de Correção de Fluxo receberam na quinta-feira, 18, os livros didáticos elaborados pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A entrega simbólica foi realizada na turma da professora Lisanir Cardoso, da Escola Tiradentes, no Parque Buriti. Iniciado em janeiro deste ano, o projeto “Corrigir para Avançar” tem o objetivo de contribuir para a melhoria dos indicadores educacionais, por meio de intervenção pedagógica. 

As turmas são formadas com no máximo 20 alunos e a metodologia de trabalho é baseada na utilização de materiais que facilitam a compreensão dos conteúdos. De acordo com a coordenadora do projeto, Francisca Rita Barroso, a maior dificuldade dos estudantes é o aprendizado da leitura, da escrita e o domínio das regras matemáticas.

 “Desde a implantação do programa nossa equipe tem trabalhado na elaboração do material que proporciona aprendizagem na perspectiva do letramento e auxilia os professores na condução das atividades em sala de aula, bem como aos familiares no acompanhamento extraclasse”, explicou.

Durante a entrega dos novos livros, o secretário Josenildo Ferreira ressaltou que o programa Correção de Fluxo é uma das metas do Plano Municipal de Educação. Ele enfatiza que são mais de 42 mil alunos e desse total pouco mais de 200 crianças apresentam histórico de reprovação e dificuldade de aprendizagem nas primeiras séries do Ensino Fundamental, o que causa a distorção entre a idade cronológica e a série estudada. “Para garantir o direito ao acesso e permanência com sucesso na escola, inicialmente implantamos o projeto em 12 unidades e agora estamos entregando esse reforço didático, com material produzido exclusivamente para esses alunos, pois o objetivo da gestão Assis Ramos é proporcionar todas as condições necessárias ao desenvolvimento educacional de nossas crianças e jovens”, concluiu.

Ensino Diferenciado - Com planejamento de estratégias lúdicas, além de materiais como jogos, os alunos e professores titulares das turmas de correção de fluxo recebem acompanhamento personalizado da equipe responsável pelo projeto. Os livros são divididos em módulos, de acordo com o nível de desenvolvimento dos estudantes.

Educação