Educação

PREVENÇÃO

Semed orienta sobre violência contra crianças e adolescentes

Atividades de prevenção e enfrentamento são contínuas

Publicado em: 12/05/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

Semed orienta sobre violência  contra crianças e adolescentes

O ciclo de palestras faz parte da programação “18 de Maio”, desenvolvida pelo Setor de Acompanhamento Escolar, em parceria com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude de Imperatriz (Foto: Joceir Júnior)

            Durante todo o mês de maio a Secretaria Municipal de Educação promove ações para combater e prevenir atos de violência contra crianças e adolescentes. As atividades iniciaram na terça-feira, 09, na Escola Municipal Castro Alves I, na Vila Lobão, e na quarta, na unidade de ensino Raimundo Corrêa, no Bom Sucesso. A iniciativa busca intensificar os debates sobre a questão e incentivar denúncias de abuso infanto-juvenil, reduzindo os casos na cidade.

            O ciclo de palestras e oficinas faz parte da programação “18 de Maio”, desenvolvida pelo Setor de Acompanhamento Escolar, em parceria com o Conselho Tutelar e a Vara da Infância e Juventude de Imperatriz. A data é considerada o dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

            De acordo com a coordenadora do setor, Eurilene Alves, as medidas de prevenção e enfrentamento da violência sexual são contínuas. “No mês de maio, intensificamos essas ações, com a participação direta das escolas, por meio de debates, palestras, mesas de conversas e momentos que envolvam música, dança e arte, para chamar a atenção”, destacou. O secretário municipal de Educação, Josenildo José Ferreira, reforçou que os trabalhos de orientação aos alunos para garantir a integridade física e emocional deles, são permanentes.

Campanha Faça Bonito

O dia 18 de maio, pela lei federal 9.9701/00, foi escolhido em 1973 como o dia de combate à violência contra crianças e adolescentes, em razão de, naquele dia, uma menina de oito anos ter sido sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES). O nome da campanha “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes” chama a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual, praticada no Brasil.

Educação