Educação

ENSINO

SEMED realiza cursos de Educação Inclusiva

Capacitação orienta inserção de alunos com deficiência no âmbito escolar e social

Publicado em: 03/07/2017 por William Castro

Secretaria de Educação

SEMED realiza cursos de Educação Inclusiva

O objetivo é orientar e capacitar pessoas, para que o município possa oferecer mais qualidade à inclusão de cerca de 800 alunos com deficiência na escola e na sociedade (Foto: Linair Sousa Soares)

            A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), realiza, desde março, cursos voltados aos professores, familiares e comunidade em geral, sobre Atendimento Educacional Especializado (AEE), Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Técnicas de Leitura e Escrita em Braille. O objetivo é orientar e capacitar para oferecer mais qualidade à inclusão de cerca de 800 alunos na escola e na sociedade.

            São oferecidas diversas oficinais, atividades presenciais e colóquios sobre Orientação e mobilidade, Deficiência Visual e Surdocegueira, Lei de Libras, Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Paralisia Cerebral, entre outras.

            “No dia 27, foi realizada cerimônia de encerramento de uma turma do curso de Libras, oferecido pelo SIADI, na Associação de Moradores do Conjunto Vitória. Foram 28 pessoas, todas da comunidade” - explicou a professora Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão.

            O levantamento feito pelo SIADI aponta que os alunos possuem as deficiências intelectual, física, surdez, cegueira e baixa visão, transtornos desintegrativos da infância (psicose infantil), autismo infantil, Síndrome de Asperger, e ainda altas habilidades e superdotação. Eles estudam em classes regulares e, no turno diferente das aulas, são atendidos em 23 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM).

Educação