Educação

ANO LETIVO 2020

Semed registra mais de 44 mil alunos com a matrícula on-line

Para o primeiro ano de implantação, processo foi considerado satisfatório

Publicado em: 24/01/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Semed registra mais de 44 mil alunos com a matrícula on-line

Encerrado período de pré-matrículas, ainda no dia 17 de janeiro, os atendimentos aos retardatários na Semed continuam (Foto: Sara Ribeiro)

Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Semed, divulga balanço do processo de matrículas on-line, nesta sexta-feira feira, 24. Pela iniciativa inovadora, pensando na facilidade e comodidade dos pais de alunos, a matrícula on-line foi considerada um sucesso, com resultado, até o momento, de 44.221 mil alunos devidamente registrados em 147 instituições da rede municipal de ensino.

No primeiro dia de rematrículas do alunos que já pertenciam à educação municipal, foram preenchidas mais de 15 mil vagas. Ao todo, 31.311 mil rematrículas realizadas dentro do prazo de 23/12/2019 a 03/01/2020. Com isso, a próxima etapa também fluiu com toda tranquilidade no processo de transferências. Exatamente 5.025 mil estudantes mudaram para outras escolas municipais.

Mesmo com uma única oscilação do sistema de matrícula on-line, na manhã do dia 13 de janeiro, etapa para pré-matrícula de alunos novatos, o sistema registrou 5.575 mil novos alunos. “O problema técnico só durou 1h30min. Ao ser identificado que sistema de localização das escolas não funcionou como deveria, gerando problema de erro na seleção da escola, o sistema foi reiniciado, normalizando o processo”, informou em nota a empresa fornecedora do sistema, Genesistech.

Encerrado período de pré-matrículas, ainda no dia 17 de janeiro, os atendimentos na Semed continuam. Muitos pais deixaram para a última hora, perderam os prazos da matrícula on-line e, agora, buscam vagas para os filhos. A procura gira em torno de vagas para novatos e transferências.

Os atendimentos na Semed, em relação ao problema técnico no sistema foram mínimos, somente 25%, no universo de 1.406 atendimentos realizados na secretaria. Os outros 75% foram para atendimentos de quem perdeu o prazo da transferência de escola, turma ou turno, bem como prazo de rematrícula e pré-matrícula.

Outras 2.310 matrículas de novatos foram realizadas na Semed, mesmo com sistema normalizado e os pais podendo acessar de casa. “Desde o dia 13 estamos com equipes atendendo os pais. Até hoje, mesmo após início do ano letivo, estamos atendendo os pais retardatários com demanda, exclusiva, de transferência e matrícula de novatos. Garantimos que para o ensino obrigatório todos os alunos terão sua vaga”, finalizou o secretário de Educação em exercício, José Antônio Pereira.

Educação