Educação

SEM ATRASOS

Merenda escolar de qualidade para 43 mil alunos da rede municipal

Cardápio montado por nutricionistas oferece alimentação balanceada

Publicado em: 13/03/2018 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Merenda escolar de qualidade para 43 mil alunos da rede municipal

Cardápio montado pelas nutricionistas da Semed é oferecido aos 43 mil alunos da rede municipal (Foto: Edmara Silva)

A alimentação escolar nas unidades de ensino do Município continua sendo ofertada dentro da normalidade. A Secretaria Municipal de Educação, desde 2017, vem garantindo o repasse das parcelas mensais da merenda, sem atrasos, para não prejudicar os mais de 43 mil alunos matriculados.

“Uma das nossas principais preocupações sempre foi com a alimentação das nossas crianças. Sabemos da importância de manter essa alimentação de forma regular, que seja de qualidade e saudável. No ano passado não tivemos nenhum problema em relação ao fornecimento da merenda, muito pelo contrário, precisamos reprogramar a 10ª parcela para este ano, porque tivemos fartura nas escolas” – revelou o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira.

Responsável pela merenda escolar, o departamento de Apoio ao Educando, revelou que Imperatriz tem um gasto mensal de R$ 600 mil reais, para aquisição da guarnição dos alunos. Desse montante, R$ 150 mil é oriundo do tesouro municipal, uma contrapartida ao recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE. “Sem essa contrapartida da prefeitura não teríamos condições de manter a alimentação do alunado nas 149 escolas e creches” – observou Josenildo.

De acordo com o Apoio ao Educando, o gestor escolar é o responsável pela alimentação escolar, em todas as suas etapas, desde o recebimento dos produtos junto a empresa fornecedora, a conferência de cada item conforme peso e marca estipulada em processo licitatório, armazenamento, uso adequado e prestação de contas com nota recebida no ato da entrega da parcela.

Além disso, a Semed, oferece um cardápio variado que deve ser seguido pelas merendeiras, montado pelas nutricionistas da Secretaria e aprovado pelo Conselho de Alimentação Escolar do Município, CAE. “Não está faltando alimentação em nenhuma escola da rede. Realizamos visitas técnicas justamente para mantermos esse controle” – informou o coordenador do Apoio ao Educando, Járedes Araújo de Sousa

Cardápio – Fazem parte do cardápio da merenda escolar itens como arroz, feijão, carne, frango, canjica, achocolatado, leite, macarrão, poupa de frutas, verduras, biscoito, pão, outros itens. Há, também, complemento de folhagens e frutas da agricultura familiar.

Educação