Notícias

REGULARIZAÇÃO

Entrega de títulos de imóveis beneficia 700 famílias

Evento faz parte das festividades do aniversário de 167 anos de fundação da cidade

Publicado em: 12/07/2019 por Josué Moura

Secretaria de Regularização Fundiária

Entrega de títulos de imóveis beneficia 700 famílias

O evento foi marcado pela emoção e alegria, estampados no rosto dos moradores (Foto: Joceir Júnior)

Realizar sonhos e valorizar a dignidade de 700 famílias, que agora podem contar com título de propriedade devidamente regularizado, foram metas que guiaram a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária, Serf, a entregar títulos de propriedade aos moradores de 35 bairros do segundo maior município do Maranhão, na manhã desta sexta-feira, 12, no auditório da Associação Médica de Imperatriz. 

O evento foi marcado pela emoção e alegria, estampados no rosto dos moradores. Primeira a receber seu título, a senhora Castorina Avelina Lima, 72, moradora do bairro Bacuri ha mais de quarenta anos, disse que "finalmente poderá daqui pra frente viver mais tranquila, sabendo que deixará para seus filhos um imóvel regularizado". "Agora eu posso dizer que é meu aquele pedaço de chão onde moro e vou deixar para meus filhos", afirmou.

"Há muito tempo eu tinha desejo de regulariza essa documentação do meu imóvel, mas as condições sempre muito difíceis, agora eu tenho visto a organização dessa gestão, então eu procurei e consegui concretizar esse desejo. Pelo menos a garantia a gente tem agora que a casa é nossa", comemorou Cosme Damião Fernandes, morador do bairro Entroncamento, ao receber o título.

O secretário Alcemir Costa abriu a solenidade agradecendo ao prefeito Assis Ramos pela sensibilidade social em manter a pasta, que segundo ele durante a transição chegou a ser cogitada sua extinção, mas vendo a importância social da mesma Assis resolveu não apenas pela sua continuidade, mas por implantar melhorias que hoje dão mais segurança jurídica na emissão desses títulos, tão importantes para quem tem um imóvel no município.

“Só quem sabe a importância desses títulos são vocês que estão recebendo esse documento. Vocês sabem que no serviço público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, sempre tem taxas, foi feita uma lei que cobrava uma taxa para emissão desse documento, mas o prefeito Assis disse que não é para cobrar nada, pois o nosso gestor com uma visão social sabia que a maioria das pessoas que precisam regularizar seu imóvel são pessoas humildes e não é justo que uma coisa que é direito de vocês seja cobrada”, disse Alcemir Costa parabenizando o prefeito Assis Ramos também por essa decisão.



Assis Ramos aproveitou para enfatizar que  é "preciso agradecer a graças a Deus antes de tudo, pois apesar das dificuldades que atravessamos em nosso país, a gestão continua conseguindo cumprir seus compromissos e promover uma ação social tão importante trazendo alegria para uma parte da população", emocionado afirma. 

"É necessário honrar e parabenizar a gestão pela oportunidade de realizar esta ação. Vocês sabem que o processo não é fácil, exige esforço e dedicação dessa equipe da Serf, que faz levantamento minucioso para que ao entregar o título ao morador, ele possa ter a certeza de que ninguém vai depois questionar seu direito de continuar debaixo do que é seu", disse Assis, aproveitando para enaltecer a importância da Secretaria de Regularização Fundiária, segundo ele um grande mérito da gestão anterior e, ao mesmo tempo, lembrando das mudanças necessárias que teve que fazer para melhorar o serviço prestado pelo órgão. 

"Eu disse para o Alcemir, não quero quantidade, eu quero qualidade, nem que faça um pouco de cada vez, mas que esses sejam válidos realmente e não tenham nenhum obstáculo junto aos cartórios. Esse título representa além da valorização do imóvel a tranquilidade de você saber que agora é o dono do local onde mora e isso nos faz também muito feliz por essa realização", concluiu.

Além do prefeito Assis Ramos e secretário de Regularização Fundiária, Alcemir Costa, a solenidade contou com a presença do secretário adjunto, Jeferson Sales; a 1ª Dama e secretária de Desenvolvimento Social, Janaina Ramos, a vereadora Terezinha Soares, representando a Câmara Municipal e representantes de associações de bairros.

Notícias