Especial

BALANÇO

Secretaria de Saúde divulga ações

Reforma do Socorrinho e Socorrão, além da nomeação de quase 300 Agentes Comunitários de Saúde, estão entre os destaques

Publicado em: 03/01/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde divulga ações

O Hospital Municipal de Imperatriz,HMI, tem fachada reformada e ganha novas áreas de desembarque de ambulâncias. (Foto: Assessoria)

O novo visual da fachada reformada do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, que passa a ter duas entradas, uma para urgência e emergência traumática/traumatológica e outra para os casos clínicos de urgência, são avanços recentes de um pacote de ações que vem melhorando a saúde pública na segunda maior cidade do Maranhão. Dentre as metas para 2020, estão a continuidade das reformas, climatização do HMI, criação de Unidades Mistas de Saúde nos bairros para desafogar o “Socorrão” e está em andamento a elaboração de um aplicativo para marcação de consultas pelo celular.

“Se eu for falar aqui será mais de uma hora enumerando ações e corro o risco de esquecer alguma porquê são muitas. Estamos preparando um resumo de três anos, mas o prefeito tem quatrocentas obras  e serviços na cidade e só na Saúde já temos mais de quatrocentas”, comparou o secretário de saúde, Alair Firmiano.

O ano de 2019 deixa um grande aprendizado, especialmente na área saúde, que em fevereiro teve um dos maiores desafios já enfrentados por gestões do município, o incêndio no Hospital Municipal Infantil.  Com a situação crítica, os pacientes foram remanejados e os atendimentos de emergência passaram a ser na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova e UPA São José.

Alair Firmiano lembrou que o Macrorregional e outros hospitais até se prontificaram para ajudar no primeiro momento, mas depois o Município se viu sozinho e debaixo de muitas críticas.

“Tivemos o apoio do Hospital Macrorregional e outros, mas logo em seguida esses hospitais começaram a pedir que nós fornecêssemos a mão de obra, insumos e medicamentos, que era exatamente o que tinha sido perdido naquele incêndio. Tivemos que resolver a situação com que nós tínhamos”, relembrou.

Graças à articulação e empenho pessoal do prefeito Assis Ramos, foi possível conseguir recursos federais que modernizaram e transformaram o “Socorrinho”, que passa a ter climatização e até uma inédita brigada de incêndio com 25 integrantes. 

Hospital Municipal e SAMU 

Várias Unidades Básicas de Saúde passaram por reformas, mas a ênfase foi para o Hospital “Socorrão”. O maior hospital de urgência e emergência do Sul e Sudoeste do Estado, que atende pacientes de mais de 40 municípios, teve grande reforma em setores estratégicos jamais vista. A iniciativa gerou resultados positivos e refletem o compromisso e responsabilidade da gestão na área.

A reforma da fachada vai muito além da pintura. O hospital ganhou duas entradas para ambulâncias conforme recomendação do Ministério da Saúde. O local de desembarque das ambulâncias foi ampliado, diferentemente do que era antes quando uma ambulância entrava “apertadinha” e às vezes danificavam giroflex devido a marquise ser baixa.

Do total de 48 enfermarias, 17 foram já reformadas, o Centro está novinho após quinze anos de espera por melhorias. O hospital ganhou este ano uma Unidade Coronariana que atende urgência e emergência cardiológica, única no Estado em se tratando de hospital público.

As mudanças também foram no setor de pessoal com capacitações, entrega de uniformes por setores, para identificar e valorizar os servidores diante da sociedade. Também foram disponibilizados uniformes, botas e bolsa padrão para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias.

Além disso, em 2019 o sistema de saúde da cidade de Imperatriz viveu um novo momento com a posse dos 294 Agentes Comunitários de Saúde, ACS. Para o prefeito Assis Ramos foi uma satisfação cumprir com mais uma promessa feita no início da gestão. "Tenho a grata satisfação de ter nomeado cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde. É um marco muito importante que certamente ficará na história de Imperatriz". 

Outro benefício pela gestão em 2019 foi o Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, que ganhou nove ambulâncias novas, uniforme e botas para as equipes além de desfibriladores. A sede administrativa na Avenida Bernardo Sayão foi uma aquisição deste ano, assim como a primeira Base Descentralizada, no Povoado Coquelândia.

Atualmente técnicos trabalham na montagem do autoclave, equipamento que esteriliza, não só os instrumentos cirúrgicos como as roupas que os médicos utilizam para operar. O atual é antigo, pequeno e vivia dando problemas, o que chegou até a causar suspensão de cirurgias.

“Agora nunca mais vai faltar material esterilizado dentro do hospital, o que foi motivo, muitas vezes, de suspensão de cirurgias por conta desse equipamento que esteriliza”, disse o titular da Semus.

Cirurgias – O hospital realiza atualmente 700 cirurgias por mês, número superior a de hospitais do mesmo porte funcionando em capitais.

“Estamos fazendo setecentas cirurgias por mês e salvando praticamente cinco mil vidas por mês. O índice de infecção hospitalar é zero, o índice de mortalidade é muito pequeno se comparado com hospitais e cidades do mesmo porte”, destacou o secretário acrescentando que o HMI atende mais de 40 municípios do Maranhão, além de Tocantins e do Pará.

Transparência e Qualidade dos serviços 

Em reunião de avaliação, a Assessoria de Projetos da Secretaria de Saúde apresentou aos coordenadores de programas da Rede de Atenção Básica em Saúde e dos demais serviços de Saúde Municipal, a nova plataforma instituída pelo Ministério da Saúde, chamada de DigiSUS.

O novo sistema, que substituiu o SARGASUS, será alimentado com informações dos serviços prestados pela saúde e vai confrontar os dados e metas inseridos.

“O Plano Municipal de Saúde, as metas, objetivos e os indicadores terão de estar em consonância com a Programação Anual de Saúde que é uma obrigatoriedade. Será na PAS que vamos colocar tudo o que estamos planejando na saúde com orçamento para cada área e o sistema confronta os dados” disse a assessora de projetos Doralina Almeida Matos. Há espaço para observar se as equipes atingiram as metas e as dificuldades que encontraram.

Graças ao planejamento discutido na reunião, o atendimento nas unidades de saúde serão otimizados. Uma programação discutida no encontro vai permitir maior controle de medicamentos e insumos antevendo os problemas.

Doralina Matos elogiou o comprometimento e esforço dos coordenadores em prol da saúde e revelou que a partir do ano que vem as audiências de avaliação das ações, que eram realizadas de quatro em quatro meses, passarão a ser agendadas de dois em dois meses e também vai aumentar em 15 o número de equipes na Atenção Básica. Isso significa melhorar qualitativamente e quantitativamente as ações para a população.

Metas da saúde para 2020

*Concluir reforma das enfermarias do HMI;

*Climatizar o HMI e fazer local para guarda volumes de acompanhantes;

* Realizar reforma de toda a lateral do Hospital Municipal;

*Instalar novas máquinas da lavanderia que foram doadas pelo Hospital da Unimed;

*Continuar com as reformas das Unidades Básicas de Saúde, UBS e a construção de uma UBS nova no Sebastião Régis;

*Reformar o prédio onde funciona o CAPS;

*Terminar a reforma dos Três Poderes que está bem adiantada;

*Terminar a reforma da nova sede da Vigilância Sanitária, no cruzamento da rua Simplício Moreira com Luís Domingues, Centro.

*O prefeito Assis Ramos trabalha com a possibilidade de compra definitiva do Hospital Municipal, cujo processo está bem adiantado, só faltando o pagamento da desapropriação do hospital;

*A gestão tem o projeto de construir um hospital, mas não de 400 leitos, um pouco menor para se tornar um hospital de traumatologia deixando o Socorrão para urgências e emergências e a parte eletiva;

*Com a contratação de quase 300 Agentes Comunitários de Saúde, ACS, em 2020, pela primeira vez na história o município de Imperatriz terá cobertura 100% da Atenção Básica em Saúde;

*Projeto de construção de Unidades Mistas de Saúde para pequenos atendimentos como sutura e internação de 24 horas para ajudar desafogar o Socorrão;

*Está em andamento projeto de criação de um aplicativo para que os usuários do SUS possam marcar consultas celular, mas é bom ressaltar que as consultas presenciais continuarão para alguns casos específicos.

Especial