Especial

BALANÇO

Defesa Civil divulga ações executadas em 2019

Órgão investiu e ampliou serviços de atendimento à população

Publicado em: 17/12/2019 por Francisco Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil divulga ações executadas em 2019

Operações foram intensificadas durante o ano. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, apresenta balanço de atividades realizadas em 2019. Dentre elas, o órgão destaca operações de vistorias em estabelecimentos comerciais, casas de shows, bares e similares, postos de combustíveis, postos de distribuição e venda de GLP (gás de cozinha), serviços de prevenção de acidentes na Avenida Beira Rio, apoio e orientação nas festividades do carnaval, período de veraneio, ações de prevenção, resgate e remoção de pessoas durante o período chuvoso, entre outras.

Assim como em anos anteriores, o Sumpdec, em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Limpeza Pública, intensificaram os trabalhos diariamente em prol da população.

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, enfatiza a importância do trabalho para a comunidade. “Empenho e dedicação com resultados positivos e satisfatórios. Trabalho esse,  realizado graças a uma série de ações atenuadas com apoio e colaboração de outras secretarias e órgãos municipais”, declara.

Durante o período de chuvas, o órgão intensificou os trabalhos nas operações de enchentes, inundações e resgates, além de acompanhar o processo de limpeza e desobstruções nos riachos e córregos da cidade.

“As chuvas são motivos de preocupação para a população, em especial para quem mora às margens do rio Tocantins e riachos, e o empenho da equipe é necessário para minimizar os estragos e os problemas causados durante o período chuvoso, evitando assim, danos maiores à população”, explica o superintendente.

O projeto ‘Verão A Gente Faz 2019’ foi cumprido com êxito. “Em nome do prefeito Assis Ramos agradecemos a parceria de todos os envolvidos, e reafirmamos nosso apoio e compromisso para a realização estrutural da temporada de praias do próximo ano, proporcionado assim, lazer de qualidade, segurança e muita diversão para o imperatrizense e turistas”, disse.

Como forma de assegurar o lazer dos frequentadores, visitantes, empreendedores, e esportistas, agentes de proteção da Defesa Civil permaneceram todos os dias da semana na Avenida Beira Rio, com ações de fiscalização e prevenção. “Nossa equipe encontra-se de prontidão diariamente, adotando medidas preventivas, com intuito de minimizar os riscos de acidentes aos transeuntes do local”, afirma Josiano Galvão.

Em 2019 as inspeções de segurança nos níveis do rio Tocantins foram redobradas, com monitoramento diários, duas vezes ao dia. “As operações são realizadas com trabalho de campo e por meio das vazões da hidrelétrica de Estreito, que consistem informar a população sobre os índices pluviométricos, previsão meteorológica, evidências de perigo, além de mensagens de alerta aos ribeirinhos”, destaca o superintendente que, segundo ele, “as ações são focadas exclusivamente na segurança, proteção e integridade da população, sobretudo, no monitoramento das áreas vulneráveis durante o período de chuvas”. 

Agentes de proteção da Defesa Civil fecharam o ano com um curso de capacitação. Segundo Josiano, toda a equipe recebeu, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, treinamento sobre primeiros socorros e atendimento hospitalar.

“O curso teve como objetivo formar e capacitar novos agentes que atuam diariamente na cidade, em especial os que trabalham na Avenida Beira Rio”, disse.

Especial