Especial

RETROSPECTIVA

Defesa Civil faz balanço positivo das atividades

Monitoramento, vistoria, período de veraneio e fiscalização são algumas das ações desenvolvidas em Imperatriz

Publicado em: 23/12/2020 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Defesa Civil faz balanço positivo das atividades

A Defesa Civil é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos (Foto: Patrícia Araújo)

A Defesa Civil realizou diversas atividades e demandas ao longo de 2020 que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. População recebeu apoio direto da Prefeitura, por meio do órgão com trabalho de excelência mesmo em meio a pandemia da Covid – 19.

Logo nos primeiros meses do ano, a Defesa já realizava a prevenção e monitoramento de diversos bairros e ruas, por conta das chuvas que foram bem intensas. 

O superintendente, Josiano Galvão, explica que as ações voltadas para o período chuvoso envolveram uma força tarefa com atendimentos emergenciais à população 24 horas por dia. Além disso, foram realizados trabalhos de campo onde a equipe verificava a movimentação do solo, rachaduras nas casas, monitoramento do nível do rio Tocantins e perto do cais, na Beira Rio.

“Além da pandemia, 2020 ficou marcado em Imperatriz também pelas fortes chuvas na região. Nossa equipe fez o possível e impossível para garantir que essas famílias tivessem o necessário como local para se abrigar, alimento, assistência médica, material de limpeza, além da organização no recadastramento das famílias ribeirinhas. Nós, juntamente com órgãos públicos e privados, conseguimos organizar e mediar essa situação tão delicada”, afirma Josiano.

Ele explica também, que durante o decorrer do ano, a equipe realizou vistorias em estabelecimentos com reunião, emitiu certificados de aprovação anual de empreendimentos de todo segmento, recebeu denúncias diárias por meio dos canais de comunicação, além de emitir laudos técnicos de vistorias, após verificação de risco eminente no local.

Além dessas ações, a Defesa teve papel fundamental nas fiscalizações e orientações referente ao cumprimento dos decretos municipais.

“Assim como em outras cidades, Imperatriz teve que seguir com o isolamentos social e procurando formas de orientar a população a respeito do perigo da Covid-19, optamos pelo diálogo, indo de ponto em ponto conversar, fazendo as demarcações de distanciamento, colocando em prática o que o Decreto Municipal solicitava de cada cidadão, pois a união contra o vírus era um problema coletivo”, destaca.

Vale ressaltar que a Defesa Civil, no seu ofício e por meio de solicitação dos contribuintes e proprietários de estabelecimentos com fins comerciais como bares e similares, postos de combustíveis, distribuidoras, postos de GLP e empresas em geral, receberam vistorias, a fim de contribuir para a segurança de todos os colaborares e clientes.

O secretário relembra ainda as vistorias solicitadas para emissão de atestados em áreas de risco para habitação, efeito de aprovação ou reprovação, em parceria com a Secretaria de Regularização Fundiária, Serf, onde eles faziam a expedição de títulos definitivos mediante o relatório técnico da Defesa Civil.

Ele explica ainda que por conta dos riscos de desmoronamento das fortes chuvas e da movimentação do solo, a Defesa chegou a interditar 12 casas, na Beira Rio, perto do cais, após constatação que os imóveis poderiam desmoronar a qualquer momento, um risco eminente.

Após o período chuvoso, a Defesa começou a trabalhar na fiscalização em combate ao uso indevido de cerol, linha chinela e, no período de veraneio, com fiscalização nas barreiras das praias do município para que não houvesse aglomeração.

“Foram 30 dias que movimentaram a economia da cidade, além de proporcionar lazer aos imperatrizeses. A Defesa juntamente com a Setran, Guarda Municipal, entre outras secretarias, contribuíram de forma significativa para que o período fosse de muita diversão, porém com responsabilidade”, esclarece Josiano.

O superintendente resume o ano de 2020 com um balanço positivo de muito trabalho e parceria, onde a população foi prioridade na gestão.

“A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, não mediu esforços, aqui citamos algumas das ações realizadas, incluindo o monitoramento dos riachos que estão ocorrendo agora, como forma de prevenção para o período chuvoso que já se aproxima, e o monitoramento diário do nível do rio Tocantins e dos índices pluviométricos. Antes, durante e depois, a Defesa Civil trabalha pela qualidade de vida e segurança de todos. Espero que em 2021 continuemos nesse ritmo de trabalho”, enfatiza.

Especial