Especial

JEIS 2019

Futsal é a segunda modalidade esportiva mais disputada no Brasil

Futebol de Salão, também referido pelo acrônimo futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores

Publicado em: 13/05/2019 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Futsal é a segunda modalidade esportiva mais disputada no Brasil

O futsal é uma das modalidades esportivas mais concorridas nos Jogos Escolares Imperatrizes, como também nos Jogos Escolares Maranhenses. (Foto: Arquivo)

Prosseguindo com a série de reportagens falando sobre as 23 modalidades esportivas que serão disputadas nos XXXVIII Jogos Escolares Imperatrizenses, Jei’s 2019, que serão abertos no dia 31 de maio, hoje é a vez do futsal, que se constituiu na segunda modalidade esportiva mais disputada no Brasil.

O futsal foi criado na cidade de Montevidéu, Uruguai, no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Cravier. Inicialmente foi batizado com o nome de Indoor-Foot-Ball.

O futsal, que é o diminuitivo do nome futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil e no decorrer dos tempos, passou a ser a segunda maior modalidade esportiva disputada no país. Faz parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo o país.

Características e regras do futsal

As equipes são formadas por 5 jogadores de linha, sendo um goleiro e no máximo 7 jogadores como reservas. O futsal é praticado em uma quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. A bola de futsal categoria adulto masculino, deve ter entre 62 e 63 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas. O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas, o amarelo e o vermelho. As substituições podem ocorrer a qualquer momento e sem limites. O tempo dos jogos de futsal são 40 minutos, com dois tempos de 20. O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro que defende o gol com as mãos e com os pés e pode atacar; fixo, jogador de defesa; ala, joga pelas laterais; pivô, movimenta-se pelo ataque e arma jogadas.

Com cinco títulos mundiais, o último conquistado em 2012 o Brasil é considerado uma potência mundial no futsal. Tem os melhores jogadores do mundo, como Falcão, Manoel Tobias, entre outros. Além do Brasil, merecem destaque no futsal as seleções da Espanha, Itália e Rússia.

LIFI

Em Imperatriz, o futsal é regido pela Liga de Futsal de Imperatriz, LIFI, que tem como presidente Kellison Parente e como vice presidente, Patrick Medrado. Atualmente a entidade promove a Taça Cidade Imperatriz de Futsal, competição disputada e que corresponde ao Campeonato da cidade.

Jogos Escolares Imperatrizenses

O futsal é uma das modalidades esportivas mais concorridas nos Jogos Escolares Imperatrizes, como também nos Jogos Escolares Maranhenses. Em se tratando de Jogos Escolares, o grande destaque da modalidade, é a equipe masculina infanto do Colégio Graça Aranha. Time conquistou cinco títulos dos Jei's (2013, 2015, 2016, 2017 e 2018; chegou a 3 finais dos Jogos Escolares Maranhenses, sendo vice campeã em 2013 e bicampeã 2014 e 2015 e campeã brasileira em João Pessoa em 2014, na disputa dos Jogos Escolares da Juventude, representando o Maranhão.

O melhor curriculum do futsal imperatrizense é do professor Alisson Alburquerque, que além dos títulos conquistados pelo Graça Aranha, foi campeão maranhense infanto em 2011, pelo Colégio Militar Tiradentes e campeão maranhense infantil em 2012, com o Colégio Dom Bosco.

 

Especial