Especial

RETROSPECTIVA

Guarda Municipal de Imperatriz divulga balanço de ações em 2020

Desde que iniciou suas atividades vem desenvolvendo um grande trabalho na segurança pública

Publicado em: 24/12/2020 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz divulga balanço de ações em 2020

Além de todas essas campanhas, a GMI também participou de eventos policiais, em parceria com a Polícia Militar e outros órgãos de segurança. (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A criação da Guarda Municipal de Imperatriz, é um dos vários projetos da Prefeitura implantado na gestão do prefeito Assis Ramos. Desde que iniciou suas atividades vem desenvolvendo um grande trabalho na segurança pública da cidade.

Os candidatos aprovados em concurso público ao cargo de guarda municipal, foram nomeados em março de 2020. O comando da entidade designou que os recém empossados realizassem os plantões de serviços nas seguintes unidades de saúde: Hospital Municipal de Imperatriz (Socorrão), Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (Socorrinho), Hospital Municipal de Campanha Covid-19, Unidade Pronto Atendimento (UPA São José), nas unidades de saúde Milton Lopes, Parque Alvorada, Vila Cafeteira, Vila Lobão e na Prefeitura de Imperatriz.

Trabalho da guarda  foi fundamental na fiscalização no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus, orientando sobre as normas estabelecidas pelos decretos municipais. Faz parte também do dia a dia da Guarda Municipal de Imperatriz, aa  fiscalização para manter a ordem em filas nas agências bancárias, como também, nas casas lotéricas de Imperatriz.

Cursos práticos

A Guarda iniciou suas atividades sob o comando do delegado José Ribeiro de Oliveira e atualmente é dirigida pelo também delegado Josenildo José Ferreira. 

A GMI é composta por 81 guardas, entre homens e mulheres, que participaram de vários cursos práticos, incluindo defesa pessoal e uso de armamento. Todos estão preparados para quaisquer eventos e trabalha em parceria com as forças de segurança de Imperatriz, como Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. 

Atividades

Entre as atividades realizadas, estão:

Força Tarefa da Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Governo, Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária, Vigilância Sanitária, Policia Militar e Setran, na fiscalização de bares, durante o pico da pandemia da Covid-19;

Campanha de combate ao uso irregular de linhas chilenas e linhas com cerol;

Período de flexibilização das praias de Imperatriz, combatendo o excesso e a frequência de banhistas antes da abertura oficial do veraneio;

Garantia da realização da Feira Cidadã, evento da Prefeitura;

Além de todas essas campanhas, a GMI também participou de eventos policiais, em parceria com a Polícia Militar, conduzindo pessoas para a Delegacia de Polícia Civil de Imperatriz. Outras ações desenvolvidas foram de cunho cidadão, como aconteceu recentemente, com o resgate de um menino, que estava perdido no Bom Sucesso.

Entrega de armamentos

A última etapa da formação da GMI de Imperatriz, culminou com a entrega do armamento letal aos guardas. Em cerimônia realizada no sede da instituição, além do armamento letal, composto por pistolas 380 e espingardas calibre 12 (escopetas), foram entregues Equipamentos de Proteção Individual, os EPI’s, compostos de coletes balísticos, equipamentos para controle e contenção de multidões, entre outros. Foram entregues também os documentos funcionais dos 81 componentes da Guarda.

Relatório de ocorrências atendidas pela GMI em 2020

Três por depredação do patrimônio público; uma tentativa de estupro; u6ma por maus tratos de animais; três tentativas de homicídio; sete lesões corporais, agressões físicas; cinco por ameaças; duas violação de domicílio; dois furtos e uma tentativa de furto; duas por roubo e suspeita de roubo; cinco por conduzir veículos sob efeito de álcool ou substância psicoativa; seis por desacato; duas por perturbação do sossego público; duas por porte ilegal de arma de fogo (Estatuto do Desarmamento); sete por violência doméstica (Lei Maria da Penha); uma por consumo de droga; quatro recuperação de veículo roubado; uma por conduzir veículo automotor sem a devida habilitação e uma de apreensão de veículo clonado. 

No balanço de ações apresentadas pelo comando da GMI, muito embora o pouco tempo de atuação, existem avanços em todos os setores da corporação. “A partir de março, quando foram iniciadas nossas atividades, a GMI esteve presente em vários eventos de segurança. Temos a certeza de que contribuímos muito e ainda vamos contribuir mais para que a população de Imperatriz tenha mais segurança”, destacou o comandante Josenildo José Ferreira.

 

 

 

Especial