Especial

BALANÇO

Saúde da Família amplia atendimentos

Foram construídos três novos polo de Academias da Saúde

Publicado em: 06/01/2020 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Saúde da Família amplia atendimentos

Um dos objetivos do Programa Academia da Saúde é promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer. (Foto: Edmara Silva)

Os Núcleos Ampliados de Saúde da Família, NASF, tem objetivo de apoiar e consolidar a Atenção Primária, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Compostos por equipes multiprofissionais, atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família, ESF, Atenção Primária e com o Programa Academia da Saúde.

As Academias da Saúde fazem parte de uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos. A Prefeitura de Imperatriz construiu, de 2017 a 2019, três polos de Academia da Saúde nos bairros União, Parque Alvorada II (Praça da Voz) e Caema. Além destas, reformou a da Beira Rio.

Academia da Saúde do Bairro da Caema

Além dos citados, existem também polos na Praça União e no Complexo Esportivo Barjonas Lobão, com atendimento diário de 250 usuários. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 17 às 21h e contam com o auxílio de 8 educadores físicos e 1 nutricionista.

De acordo com a coordenadora do NASF e das Academias da Saúde do município, Ana Paula Cardoso, “as 5 equipes de NASF-AB, realizaram 11.993 atendimentos até o mês de outubro, entre atendimento individual (atendimentos laboratoriais), atividade coletiva (palestras, blitz realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e escolas), procedimentos individualizados (escutas, orientações, sessão de acupuntura, práticas corporais, sessão de massoterapia dentre outros)”, explica a assistente social.

Para ter acesso aos serviços basta realizar um cadastro prévio, por meio do cartão do Sistema Único de Saúde, SUS, e uma avaliação com o educador físico que o encaminhará para um nutricionista dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família, mais próximo do usuário. Apto, o candidato poderá participar das práticas corporais e atividades físicas funcionais. O programa auxilia, também, a promoção da alimentação saudável, práticas artísticas e culturais, além de realizar palestras semanais e mensais.

Academia da Saúde Praça União

Objetivos do Programa Academia da Saúde

• Fortalecer a promoção da saúde como estratégia de saúde;

 • Desenvolver a atenção à saúde nas linhas de cuidado, a fim de promover o cuidado integral;

• Promover práticas de educação em saúde;

• Promover ações intersetoriais com outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde e outros equipamentos sociais do território;

• Promover a convergência de projetos ou programas nos âmbitos da saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer;

• Ampliar a autonomia dos indivíduos sobre as escolhas de modos de vida mais saudáveis;

• Aumentar o nível de atividade física da população;

• Promover hábitos alimentares saudáveis;

• Promover mobilização comunitária com a constituição de redes sociais de apoio e ambientes de convivência e solidariedade.

 

 

Especial