Especial

BALANÇO DE AÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta ações realizadas em 2019

Um dos focos da Sedec foi ofertar qualificação profissional gratuita em Imperatriz

Publicado em: 18/12/2019 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta ações realizadas em 2019

Órgão ofertou diversos cursos de capacitação para os jovens de Imperatriz (Foto: Patrícia Araújo)

Muitas atividades foram realizadas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sedec. Entre cursos e capacitações, vagas de emprego, treinamento e encaminhamento de trabalhadores para o mercado de trabalho, por meio de Sistema de Nacional de Emprego Municipal de Imperatriz, Sine, além de projetos que buscam fomentar o turismo na cidade, a Secretaria trabalhou de forma incansável em 2019.

A capacitação do Programa Mais Empreendedor certificou, ao todo, 3560 pessoas de diversos bairros da cidade, principalmente os que são afastados do Centro de Imperatriz. A parceria também acontece com os Centro de Referência e Assistência Social, CRAS, para realizar cursos nas áreas de Gestão de conflitos, Fluxos de Caixa, Contabilidade e Finanças. 

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Josivaldo Melo, JP, o sentimento é de dever cumprido, pois a secretaria buscou desenvolver um excelente trabalho para a população de Imperatriz. “Contribuir com o desenvolvimento da cidade é um dos nossos compromissos e, também, um desafio. Para 2020 vamos trabalhar ainda mais”, afirma.

A Sedec também buscou descentralizar os serviços, organizando diversas ações nos bairros. É o caso do Balcão de Atendimento Itinerante, para facilitar o cadastro e emprego sobre a formalização dos trabalhadores. Sobre abertura de empresas e indústrias na cidade, o secretário da Sedec analisa como positiva os novos investimentos que Imperatriz tem recebido. “As instalações com certeza trarão geração de emprego e renda para a nossa cidade e região”.

EMPREENDEDOR

A formalização dos trabalhadores e microempreendedores individuais também fazem parte do plano de ação da secretaria. Mais de 400 atendimentos foram realizados na Sala do Empreendedor, em 2019. Entre os serviços, constam formalização do MEI, inscrição estadual, impressão de boletos, emissão de certificados, baixa do CNPJ e declaração anual do MEI.

FOMENTO AO TURISMO

A Superintendência Municipal de Turismo, Sutur, também desenvolveu, ao longo do ano, diversas ações para promover o turismo na cidade, além de explorar, no período de veraneio, praias que existem ao longo do rio Tocantins e são desconhecidas pela população. A Sutur ainda elaborou uma guia turístico sobre os principais pontos da cidade. A proposta é divulgar esses locais nas agências de viagens, aeroporto, rodoviária, hotéis e demais pontos que possam reforçar os atrativos que Imperatriz tem a oferecer.

SINE MUNICIPAL

O Sine Municipal de Imperatriz trabalha com a intermediação de mão de obra e com a entrada do seguro desemprego. São atendidos trabalhadores de Imperatriz e cidades vizinhas, que são encaminhados para o mercado de trabalho. Por dia, mais de 100 pessoas são atendidas no órgão, que fica localizado em uma sala anexa ao Estádio Frei Epifânio, na rua Coriolano Milhomem, no Centro. Para se ter uma ideia da expressividade que o Sine possui para os trabalhadores desta região, só em 2019 a agência atendeu mais de 90 mil pessoas.

Ainda, para quem precisa agendar o seguro desemprego online é só clicar aqui.

Especial